OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter

23/12/2017 às 07:23

Campanha Natal Solidário arrecada fundos para comunidade carente

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Com o intuito de construir uma academia para desenvolver atividades com crianças e adolescentes do conjunto Santa Maria, no bairro Cidade Universitária, a ONG Irmandade das Gerações Brasileiras - Malungos Mandingueiros está arrecadando fundos através da campanha Natal Solidário. A Pró-reitoria de Extensão da Ufal apoia a iniciativa que tem estudantes da Ufal na organização.

A instituição iniciou as atividades em 2001 e hoje atende cerca de 20 crianças e adolescentes da comunidade. Através dela, são desenvolvidas ações como aulas de capoeira, oficinas, cursos, palestras, formações e ensinamentos de educação e saúde. A grande dificuldade enfrentada pelo grupo é a falta de um espaço para desenvolver as atividades continuamente e armazenar os materiais que são utilizados.

“A gente desenvolve o trabalho em escolas e associações de moradores, mas não podemos dar continuidade, uma vez que essas instituições têm suas próprias demandas. Fica muito complicado também porque a gente não pode guardar nossos materiais e instrumentos em um local fixo”, explicou Daniel Laurentino, presidente da Instituição.

Além das atividades já desenvolvidas, desde 2016 a entidade recebe também o projeto Malungos Mandingueiros: Arte, Cultura e Promoção de Saúde (MMACPS), coordenado pela professora Josineide Sampaio, da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) e tem a participação de estudantes de diversas áreas da Universidade. A extensão tem o objetivo de desenvolver ações de promoção de saúde, implementando também uma formação profissional que correspondam as necessidades da população negra.

De acordo com Laurentino, a construção desta academia é de extrema importância para a comunidade que recebe o projeto. “Nós trabalhamos em uma periferia de índices sociais não favoráveis ao desenvolvimento humano. É necessário tratarmos o fortalecimento dos laços afetivos e familiares, a ideia de pertencimento aos bairros de periferia, a sensibilização e conscientização do negro em sociedade, e mecanismos de ações comunitárias que tenham por finalidade fortalecer a periferia para as crianças e adolescentes em geral”, declarou.

Quem desejar colaborar com a campanha e ajudar o projeto deve entrar em contato através do telefone: 98736-7790 e falar com Daniel Laurentino. Ou com Maria Carolina, através do número 98810-2409.