Por Michelle Farias, G1 AL

Crianças ficaram encantadas com o universo da química e da física — Foto: Michelle Farias/G1

Cerca de 500 crianças do Lar São Domingos, em Maceió, tiveram contato com experimentos que passaram noções de química e física de um forma mais simplificada durante a quarta edição do projeto Cientificamente que aconteceu nesta sexta-feira (1º).

A ação foi promovida por estudantes e professores de um programa de extensão da Universidade Federal de Alagoas(Ufal) . Nesta edição, as crianças conferiram programações onde os universitários explicaram de uma forma mais animada diversas questões do dia a dia.

“É uma forma de aproximar os estudantes da sociedade. A maioria cursa licenciatura e vai dar aula, aqui eles têm o desafio de ensinar, de lidar com crianças, além de tentar despertar o interesse para a ciência”, diz a professora Monique Angelo.

Stela Raiane tem 10 anos e disse que gostou muito do sol apresentado pelos estudantes. “O sol tem duas cores, branco e amarelo. Eu estou gostando muito de tudo”, afirma.

O universitário Darciano Gomes cursa química pelo ensino a distância. Ele conta que é uma experiência maravilhosa levar conhecimento para as crianças.

“Para mim é um desafio. Eu curso química em São José da Tapera. Já é difícil e estar aqui é a realização de um sonho. Já dou aula para crianças e me formar em química vai ser maravilhoso”, diz.

Além dos shows, os estudantes conferiram experimentos feitos pelos universitários e participaram do planetário.

A estudante Tacyla Dayanne, 14, diz que o planetário foi o que mais chamou a atenção dela.

“É muito bom. Fiquei sabendo mais sobre o espaço, planetas sobre o sol. Está sendo muito divertido o dia aqui”, afirma.

Crianças atentas as explicações dos universitários — Foto: Michelle Farias/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1