14/02/2017 19h14 - Atualizado em 14/02/2017 19h18

Estudantes da Ufal se reúnem para discutir revitalização do Alagoinha

Estado já iniciou obras do Marco Referencial que substituirá antiga estrutura.
Universitários criticam elaboração do projeto sem opinião pública.

Do G1 AL

Alunos, professores e arquitetos se reuniram para discutir sobre o futuro do Alagoinhas (Foto: Lyara Cavalcanti/Arquivo Pessoal)Alunos, professores e arquitetos se reuniram para discutir sobre o futuro do Alagoinha (Foto: Lyara Cavalcanti/Arquivo Pessoal)

Estudantes de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) organizaram nesta terça-feira (14) um debate para discutir a revitalização do antigo Alagoas Iate Clube, o Alagoinha, localizado na Ponta Verde. Eles criticam a aprovação do projeto sem que a população tenha sido ouvida a respeito.

Em dezembro de 2016, o governador Renan Filho (PMDB) assinou uma ordem de serviço para a recuperação da estrutura. De acordo com a universitária Cora Rocha, o grupo não é contra a revitalização do Alagoinha, no entanto, é contra a reforma que foi oferecida pelo governo.

“A gente não aceita que um marco histórico de Maceió seja reformado de maneira antidemocrática, para uma construção que será segregadora e não remete a nenhuma memória do espaço”, explicou Cora.

Para o debate, o grupo de estudantes criou o movimento Abrace o Alagoinhas, com intuito de contribuir com ideias para o projeto do novo Marco Referencial, que vai substituir o monumento anterior.

Participaram da reunião professores, arquitetos e alunos dos cursos de design, direito, engenharia ambiental, serviço social e comunicação social. Eles elaboraram um abaixo-assinado com 80 assinaturas, com sugestões para a nova construção.

As obras do novo projeto estão avaliadas em R$ 10 milhões e já foram iniciadas em janeiro deste ano, com previsão para finalizar em dezembro.

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), a primeira etapa do Marco Referencial será composta por sete quiosques de alimentação, concha acústica com palco para apresentações, dois mirantes e um espaço cultural climatizado.

Antingo Alogoinha fica cravado no coração da Ponta Verde (Foto: Jonathan Lins/G1)Do antigo Alagoinha, na Praia da Ponta Verde, só sobraram as ruínas (Foto: Jonathan Lins/G1)
tópicos: