Por AL TV

Estudantes de medicina veterinária estão sem aula há quase uma semana por conta da chuva

Estudantes de quatro turmas do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), polo Viçosa, estão sem aulas há quase uma semana por causa das chuvas. O motivo é que as estradas de acesso ao polo estão cobertas por barro e lama.

A moto segue o trajeto com dificuldade. A maioria das pessoas prefere ir a pé mesmo. Depois das fortes chuvas, a estrada ficou tomada pela lama.

A situação é complicada para quem mora na área rural de Viçosa, zona da Mata do estado. O agricultor José Ferreira precisa passar todos os dias pela via que está tomada pela lama para chegar em casa.

“Se tiver precisão, com um morrendo, a assistência não vem. Assistência é levar um nas costas. Porque não sobe nada aqui", diz.

O transtorno da lama na estrada também é sentido por quem precisa estudar. Isso porque a estrada fica no acesso à Fazenda São Luís, onde funciona a sede do curso de medicina veterinária da Ufal. A dificuldade com o acesso complicou a vida dos estudantes.

“A gente quer que se resolva esse problema da estrada porque com isso podemos aos poucos voltar as nossas aulas. Porque dessa forma estamos suscetíveis a algum acidente ou algo assim”, relata a estudante Mayara Lúcio.

Depois que os alunos voltaram das férias, eles só tiveram um dia de aula. Um dos coordenadores avisou que as aulas seriam suspensas por tempo indeterminado. Como existem animais que precisam de cuidados, alguns alunos vão até a fazenda a pé para cuidar dos bichos.

A cada dia, três ou quatro estudantes se reversam para dar comida aos cães, ao gado e aos cavalos. Sem a certeza de quando as aulas voltam ao normal, eles apelam por providências.

A estudante Rany de Carvalho veio do estado vizinho, Pernambuco. Aqui em Alagoas ela começou a realizar um sonho, mas a mudança, agora, traz outro sentimento: frustração.

“A gente sai de outra cidade e vem morar aqui. Muda a rotina. Aí vem o período de chuvas e acontece esse problema”, diz a estudante.

Diante da situação das estradas a preocupação toma conta dos estudantes por causa do atraso do calendário escolar.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 AL.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1