PRÊMIO

Alagoas e Academia vão marcar presença em evento científico

Por Agência Alagoas 09/07/2017 - 08:08

Foto: Ascom Fapeal

Alagoas estará representado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A 69º edição do evento será realizada em Belo Horizonte, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. Aproximadamente 80 trabalhos científicos, mais representantes institucionais e presença em três estandes vão marcar a participação alagoana no evento.

E há uma razão para tanto. Em 2018, a 70ª edição do evento será realizada em Maceió e tem a expectativa receber até 10 mil pessoas de público, entre inscritos de todo o Brasil e visitantes em geral.

Nesta sexta (7), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas promoveu a primeira reunião com os alunos que irão à Reunião deste ano, apresentar suas pesquisas. Ufal, Uneal, Uncisal, Cesmac e Unit compareceram, entre estudantes, coordenadores acadêmicos e funcionários que já estão envolvidos com a organização para o ano que vem.

Por enquanto, o Governo do Estado, através da Fapeal, financiou um ônibus para beneficiar aproximadamente 50 alunos das universidades estaduais Uneal e Uncisal e dos centros universitários Cesmac e Unit, que pesquisam com bolsa de iniciação científica da fundação e tiveram seus trabalhos aprovados na seleção nacional da SBPC para a Reunião deste ano. A Ufal enviará seus alunos em transporte próprio.

Eles foram recebidos pelo professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, que vem trabalhando na integração das diversas instituições para a reunião de 2018. Ele apresentou o estande do Governo de Alagoas, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. O mesmo vai contar com a presença institucional da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e de todas as instituições de ensino e pesquisa do estado, incluindo-se o Instituto Federal.

“Estamos indo a Belo Horizonte para ver de perto uma Reunião Anual da  SBPC e começar a entender como se faz”, comenta Antônio Medeiros, coordenador geral do escritório de projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da Ufal, cujo Campus Maceió será o anfitrião em 2018.

Gerando “buzz

O estande de Alagoas faz parte de uma iniciativa de divulgação para o evento do próximo ano, em Maceió, que ganhou marca própria, com design de Rafael Leite Faustino, bolsista de desenvolvimento institucional da Fapeal.

Além do estande, a marca estará presente nas camisetas dos jovens pesquisadores, num folder que conta um pouco das iniciativas e resultados de gestão da CT&I em Alagoas durante o atual governo, e em adesivos e balões.

“Esta não é a marca da próxima reunião anual da SBPC, cujo tema ainda não foi definido. Mas já vamos começar a convidar todo o público presente em Belo Horizonte para comparecer a Maceió. A programação é diversificada. Tem espaço para a cultura e artistas locais e programações interessantes para toda a família”, explica o professor Fábio Guedes.

A Fapeal ainda terá espaço no estande do Conselho Nacional das FAPs e o Cesmac terá estande próprio.

Perfil do Talento

Uma das pesquisadoras alagoanas que teve trabalho aceito para a SBPC é Maria Clara Valente, do sexto período de medicina da Uncisal. Ela conta que trabalha com pesquisa desde o primeiro ano de faculdade a atualmente está estudando novos métodos de diagnóstico para a esclerose lateral amiotrófica. Desde então, ela costuma ir para congressos, mas nunca foi a uma das Reuniões Anuais da maior sociedade científica da América Latina.

Para Maria Clara, pesquisar é importante “porque é partir disso que a gente começa a responder diversas perguntas que vão levar nossa profissão para frente”. Ela acrescenta que a realização da Reunião Anual da SBPCem Maceió pode ser uma oportunidade para estudantes de todos os cursos se engajarem mais com o conhecimento, até mesmo como um primeiro passo no mundo da pesquisa.

Encontrou algum erro? Entre em contato