Geral

PSCOM conquista cinco troféus no Prêmio José Marques de Melo

09/07/17 - 09h37
TNH1

O trabalho desempenhado pelos profissionais do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) foi mais uma vez reconhecido com vitórias no Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas. A cerimônia foi realizada na noite de sábado (08).

Ao todo, foram cinco troféus entregues aos profissionais do PSCOM, e um sexto troféu pelo maior número de trabalhos inscritos. Na categoria especial Bicentenário de Alagoas, Juliana dos Anjos, Maria Maciel, Vera Valério Tenório Barros, José Pereira e Janilton da Silva conquistaram o segundo lugar com a matéria "A trajetória do desenvolvimento científico-tecnológico de Alagoas".

A matéria "Invenção de estudantes barateia construção de robô e previne praga do Coral Sol", das jornalistas Nathália Lopes e Gésia Malheiros, conquistou a terceira colocação pela Rádio Pajuçara FM na categoria Radiojornalismo.

Já na categoria Reportagem Cinematográfica, as três matérias vitoriosas foram do PSCOM, com repórteres cinematográficos da TV Pajuçara. José Pereira foi o grande vencedor com a matéria "Farinha de Jenipapo: tentando eles podem sacudir o mundo". Welliton Soares conquistou o segundo lugar com a matéria "Telemedicina: Tecnologia ajuda a salvar a vida de vítimas de infarto em Alagoas" e Henrique Moura fechou o pódio na terceira colocação com a matéria "Calculadora criada por alagoanos auxilia médicos em diagnósticos".

Categoria Especial - Bicentenário de Alagoas

1º lugar: Eduardo Almeida e Jamylle Bezerra (Gazetaweb); "Ilustres desconhecidos marcam a história de Alagoas nos últimos 200 anos".

2º lugar: Juliana dos Anjos, Maria Maciel, Vera Valério Tenório Barros, José Pereira e Janilton da Silva (TV Pajuçara); "A trajetória do desenvolvimento científico-tecnológico de Alagoas"

Categoria Jornalismo Impresso/Texto

1º lugar: Larissa Bastos (Gazeta de Alagoas); "O Grande Lumeeiro"

2º lugar: Thiago Gomes e Elisana Teixeira (Gazeta de Alagoas); "Pode ser a gota d"água"

3º lugar: Evellyn de Lima e Lucas França (Tribuna Independente); "Aplicativo promove acesso à cultura para deficientes visuais"

Categoria Estudante

1º lugar: Lucas Thaynan, Graziela França, Andreza Cristhina e Karina Karolynne (UFAL); "Na rota dos ventos: AL desperdiça potencial de energia eólica"

2º lugar: José Henrique Neto (UFAL); "Sítios Arqueológicos são descobertos em Canapi, interior de Alagoas"

Categoria Jornalismo Impresso/Imagem

1º lugar: Pablo Alfredo de Luca (Revista Graciliano Ramos); "Exemplo da recuperação da Mata Atlântica"

2º lugar: Marcus Vinícius Luna (Tribuna independente); "O fim das trevas"

3º lugar: Adaílson Calheiros (Tribuna Independente); "Faça-se a luz: Alagoas, o novo oásis da energia solar"

Categoria Radiojornalismo

1º lugar: Géssika Costa e Flávia Pâmela de Lima (Agência Rádioweb); "Pesquisa aborda redes sociais no combate ao Zika Vírus"

2º lugar: Carlos Madeiro e Giuliano Porto (Instituto Zumbi dos Palmares); "O melhoramento genético bovino em Alagoas"

3º lugar: Nathália Lopes e Gésia Malheiros (Rádio Pajuçara); "Invenção de estudantes barateia construção de robô e previne praga do Coral Sol"

Categoria Reportagem Cinematográfica

1º lugar: José Pereira (TV Pajuçara); "Farinha de Jenipapo: tentando eles podem sacudir o mundo"

2º lugar: Welliton Soares (TV Pajuçara); “Telemedicina: Tecnologia ajuda a salvar a vida de vítimas de infarto em Alagoas"

3º lugar: Henrique Moura (TV Pajuçara); "Calculadora criada pro alagoanos auxilia médicos em diagnósticos"

Categoria Reportagem de TV

1º lugar: Marcus Toledo (TV Ponta Verde); "Conhecimento técnico encontra solução simples para levar água a comunidades carentes"

2º lugar: Júlio Arantes, Marcos Araújo e Maria Maciel (TV Educativa); "Recursos não liberados sufocam pesquisa de fitoterápicos"

3º lugar: Mauro Wedekin, Alexandre Lino, Flávio Santos e Chico Nogueira (TV Mar); "Desconectados.com.br"

Categoria Webjornalismo

1º lugar: Mariana Lima (O Dia); "Prazer, sou cientista de Humanas"

2º lugar: Rívison Batista e Lucas França (Tribuna Hoje); "Farmácia Viva: Ufal e sabedoria popular unem-se em prol da saúde da população"


3º lugar: Jamylle Bezerra e Madysson Weslley (Gazetaweb); "Pesquisas que transformam: Jovens criam itens sustentáveis para construção civil"