Por G1 AL

Hospital Universitário de Alagoas tem crise gerencial — Foto: Jonathan Lins/G1

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió, está enfrentando uma disputa interna de gestão em relação a superintendência do hospital.

A situação veio a público após a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) exonerar a superintendente Maria de Fátima Silianksy, na última terça-feira (6), sem o consentimento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Desde então, o HUPAA está sob o comando de dois gerentes.

"Houve uma quebra de autonomia universitária. A indicação da superintendente deve ser feita pela reitoria, e esse não foi o caso. Acredito que a Empresa deve um pedido de desculpas a reitoria da Ufal", expôs a reitora da Ufal, Valéria Correia.

Segundo Valéria Correia, mesmo com o impasse de gestão, o hospital não teve problemas com o atendimento.

"Nenhuma crise interna afeta diretamente o atendimento ao público. As pessoas estão trabalhando onde devem estar. Apenas lamento o intervalo da definição de gestores, pois isso traz uma sensação de insegurança e possível instabilidade para o hospital", explicou a reitora.

De acordo com o Gabinete Civil da Ufal, a universidade cancelou um ato de cessão de Katharina Vidal, que havia sido nomeada como nova superintendente do HUPAA pela EBSERH. Por conta dessa portaria, Katharina fica impossibilitada de exercer qualquer cargo no hospital.

Como ela era uma das três gerentes que trabalhavam no hospital, o HUPAA ficou com apenas dois gerentes no comando.

Uma reunião foi agendada entre a reitora da Ufal; o presidente da EBSERH, Kleber Morais; e o secretário de educação superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, para a próxima semana.

EBSERH

Em nota encaminhada à reportagem do G1 a assessoria de comunicação da Ebserh expôs que o HUPAA-UFAL/EBSERH possui uma superintendente substituta, designada por meio de Portaria, devidamente publicada e vigente. E que, no entanto, a unidade não está sem superintendente, tendo em vista que há um substituto legalmente constituído para tanto.

A nota informa ainda que o ato de revogação de cessão não produz efeitos imediatos em relação ao servidor, de modo que o retorno do servidor ao cargo de origem só ocorre, juridicamente, com a exoneração da função comissionada.

E que inclusive, já houve manifestação da Consultoria Jurídica do MEC nesse sentido. O documento ressalta que "a Sra. Katharina Vidal de Negreiros Moura, enquanto não for exonerada do cargo de Gerente de Atenção à Saúde, deve permanecer no pleno exercício de suas funções, inclusive na condição de substituta da superintendente que foi exonerada, sob pena de, em não o fazendo, colocar em risco a continuidade das atividades do hospital universitário”, relata.

A EBSERH relata ainda que as formalidades exigidas para indicação de novo Superintendente, previstas na Resolução da Diretoria Executiva nº 08/2012, bem como no Contrato de Gestão firmado entre as partes, ainda não foram observadas pela UFAL.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1