Por Michelle Farias, G1 AL

Servidores da Ufal protestam contra exoneração da diretora do HU

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fizeram um protesto no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) na manhã desta segunda-feira (12). Eles são contra a exoneração da superintendente do HU, Maria de Fátima Silianksy.

Para os servidores, a saída dela representa a perda de autonomia da reitora da universidade sobre o hospital escola. Os servidores deram um abraço simbólico e fizeram caminhada dentro do hospital, onde distribuíram panfletos para a população.

“É um absurdo o que ocorreu. Tiraram a autonomia da retora da Ufal. Nós queremos alertar a população para o que isso pode representar no futuro, onde o hospital pode deixar de ser escola”, afirma uma das diretoras do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Roselma Souza.

O HU enfrenta uma disputa interna de gestão em relação a superintendência do hospital. A situação veio a público após a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) exonerar Maria de Fátima sem o consentimento da reitora da Ufal. Desde então, o HUPAA está sob o comando de dois gerentes.

"Houve uma quebra de autonomia universitária. A indicação da superintendente deve ser feita pela reitoria, e esse não foi o caso. Acredito que a Empresa deve um pedido de desculpas a reitoria da Ufal", expôs a reitora da Ufal, Valéria Correia.

Nota

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclarece que Maria de Fátima Siliansky foi exonerada do cargo de superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal) em razão de atitudes contrárias às previstas no Regulamento de Pessoal da Ebserh.

Nesse sentido, a exoneração não interfere na autonomia universitária da UFAL visto que leva em conta a conduta da ex-superintendente. Cabe ainda ressaltar que a indicação de um novo superintendente continua sendo da reitoria da UFAL, que deve observar as formalidades previstas no Contrato de Gestão e nos atos normativos da empresa.

Nesta terça-feira (13), o presidente da Ebserh, Kleber Morais, se reunirá com a reitora da Universidade, Maria Valéria Correia, para tratar da gestão do HU.

Servidores deram um abraço simbólico no HU — Foto: Ascom/Sintufal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1