Servidores da Ufal protestam contra exoneração da superintendente do HU

Por G1 AL 12/06/2017 14h02
Servidores da Ufal protestam contra exoneração da superintendente do HU
Fotos: Flávio Peixoto

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fizeram um protesto no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) na manhã desta segunda-feira (12). Eles são contra a exoneração da superintendente do HU, Maria de Fátima Silianksy.

Para os servidores, a saída dela representa a perda de autonomia da reitora da universidade sobre o hospital escola. Os servidores deram um abraço simbólico e fizeram caminhada dentro do hospital, onde distribuíram panfletos para a população.

“É um absurdo o que ocorreu. Tiraram a autonomia da retora da Ufal. Nós queremos alertar a população para o que isso pode representar no futuro, onde o hospital pode deixar de ser escola”, afirma uma das diretoras do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), Roselma Souza.

O HU enfrenta uma disputa interna de gestão em relação a superintendência do hospital. A situação veio a público após a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) exonerar Maria de Fátima sem o consentimento da reitora da Ufal. Desde então, o HUPAA está sob o comando de dois gerentes.

"Houve uma quebra de autonomia universitária. A indicação da superintendente deve ser feita pela reitoria, e esse não foi o caso. Acredito que a Empresa deve um pedido de desculpas a reitoria da Ufal", expôs a reitora da Ufal, Valéria Correia.

Em nota enviada ao  G1 na última semana, a EBSERH afirmou que as formalidades exigidas para indicação de novo superintendente, previstas na Resolução da Diretoria Executiva nº 08/2012, bem como no Contrato de Gestão firmado entre as partes, não foram observadas pela UFAL.