Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
13/06/2017 às 12h07

Cultura

Com recorde de inscrições, resultado de apoio à publicação de livros é divulgado

Fapeal viabilizou 150 mil reais de recursos próprios para diversas publicações - Creative commons

Cerca de 50 livros foram aprovados no resultado final do Edital de Apoio à Publicação e Editoração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Num viés estratégico, a Fapeal viabilizou 150 mil reais de recursos próprios para as publicações. Estas foram avaliadas pela Editora de Livros da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) que em conjunto com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos são parceiras na iniciativa.

A chamada reuniu obras originais, que abordassem resultados de pesquisas relevantes. São resultados dos trabalhos dos pesquisadores tanto vinculados ao sistema de pós-graduação local quanto a outras instituições alagoanas que promovem o avanço científico e acadêmico.

A professora do mestrado de História da Ufal Michelle Reis foi uma das aprovadas e cita que estes editais devem ser continuados, para que se propaguem mais acerca da trajetória dos marcos alagoanos, principalmente pensando-se no contexto da pesquisa.

“A historiografia ainda está muito inicial e a história que Alagoas tem a narrar é grandiosa. A Fapeal deve continuar incentivando estas divulgações que não devem estar restritas apenas ao âmbito universitário. A sociedade tem de conhecer estas elaborações”, explica a estudiosa.

A análise se pautou em selecionar 35 trabalhos ligados diretamente aos centros de pós-graduação e mais 15 produções pesquisadores sem estes vínculos. Em ambos os casos, o objetivo do edital foi fortalecer os grupos de pesquisa de alto em Alagoas.

Atuando também no campo das Ciências Sociais, a professora da Ufal Luciana Santana submeteu uma obra que aborda a ética na metodologia, dialogando aprofundamentos de temas afins à área acadêmica. A doutora frisa que o investimento de forma democrática nas obras foi um avanço positivo.  “O livro é resultado de reflexões dos cientistas e pesquisadores junto à comunidade científica estadual. O edital traz ganhos efetivos a Alagoas quando coloca em evidência nossas produções, estimulando as atividades de pesquisa e elaborações dos docentes”, reitera a especialista.

Dando seguimento ao cronograma, nesta fase serão acordados detalhes de editoração e impressão. Os livros habilitados entrarão em confecção para serem disponibilizados como um produto crítico que inclui o cenário científico na construção da história alagoana.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]