Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/06/2017 às 20h00

Geral

Pesquisadores da Ufal analisam processos do século XIX no Arquivo Judiciário

Professores Filipe Caetano e Irinéia Franco pretendem estudar a origem do Judiciário e encontrar documentos que mostrem casos de escravidão e a prática de religiões afrodescendentes

Irinéia Franco e Filipe Caetano realizam pesquisa no Arquivo Judiciário. - Foto: Itawi Albuquerque

Convênio firmado entre o Tribunal de Justiça (TJ/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no mês de maio, possibilitou o acesso de pesquisadores ao Arquivo Judiciário, localizado no Fórum de Maceió, no Barro Duro. Os  professores de História Filipe Caetano e Irinéia Franco pretendem estudar a origem do Judiciário e encontrar documentos que mostrem casos de escravidão no início do século XX e a prática de religiões afrodescendentes, na época considerada crime.

 “Para isso estão analisando processos guardados aqui desde 1830. Ao término da pesquisa, eles nos fornecerão um catálogo virtual, inventário e digitalização dos processos. Todos saem ganhando”, afirmou Suliane Leal, diretora do Arquivo.

 Segundo o professor Filipe Caetano, o inventário que está sendo produzido será de grande valia não só para o Arquivo, mas também para a comunidade acadêmica. "O objetivo é terminar a pesquisa até o dia 16 de setembro, em homenagem à comemoração de 200 anos da emancipação política do Estado de Alagoas", explicou. 

 A professora Irinéia Franco afirmou que, até o momento, encontraram grande volume de documentos relacionados a cobranças indevidas e violência contra a mulher. "Como ainda faltam diversas caixas estamos esperançosos”, contou.



Fonte: Dicom TJ-AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]