Alagoas

Servidores do HU protestam contra exoneração de superintendente

12/06/17 - 12h53
Assessoria

Um ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ufal, realizado nesta segunda (12), reivindicou a participação dos servidores e da reitoria da universidade na escolha de um novo nome para a superintendência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Alagoas, gestora do Hospital Universitário.

De acordo com o coordenador geral do Sintufal, Davi Fonseca, a exoneração da superintendente Maria de Fátima Siliansky pela Diretoria Executiva da Ebserh em Brasília foi considerada pelos servidores uma interferência direta e uma ingerência, contrariando o que regulamenta a empresa.

A exoneração teve relação com declarações de Maria de Fátima em audiência pública em Brasília, criticando o modelo da Ebserh. As críticas foram mal recebidas por servidores concursados pela empresa em Alagoas, porém a exoneração, para o Sintufal, foi uma medida desproporcional.

“Existe muito conflito interno no HU, que hoje tem servidores em três regimes de trabalho diferentes. Têm servidores concursados pela Ebserh, servidores do Regime Jurídico Único e terceirizados; pessoas que exercem às vezes as mesmas funções, mas com direitos e salários distintos, isso cria insatisfações”, explica Fonseca.

O ato, ainda segundo o coordenador, é uma tentativa de unir os servidores para reivindicar a autonomia do HU. “Intitulamos o ato ‘Somos todos HU’, pensando em um objetivo maior. Críticas ao modelo de gestão nada têm a ver com os trabalhadores, que são parte da Ufal e devem ser reconhecidos como tal”, declarou.

O impasse continua, mas por enquanto a reitoria da Ufal assumiu interinamente a gestão do HU. Nesta terça, uma reunião entre o MEC, a universidade e a Direção Executiva da Ebserh irá discutir o assunto.