Por Cau Rodrigues, G1 AL

Helicóptero auxilia nas buscas pelo universitário desaparecido no Rio São Franciso, em Penedo — Foto: Alexandre Oliveira/Arquivo pessoal

Um estudante universitário identificado como José Marcos de Oliveira, 31, desapareceu quando mergulhava com amigos no Rio São Francisco, em Penedo, Alagoas.

O Corpo de Bombeiros informou nesta segunda-feira (1) que faz buscas com apoio de embarcações da Marinha do Brasil, de um helicóptero e também de mergulhadores. O corpo foi encontrado no início desta tarde.

O desaparecimento aconteceu na noite de sábado (29). "Nós recebemos o chamado perto de meia-noite, na madrugada de sábado para o domingo. Era um grupo de estudantes de 5 a 7 pessoas que estavam acampados em uma ilha em frente ao Povoado Ponta Morfina", informou o sargento Neri, do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o sargento, Oliveira é da região, nascido no povoado, e cursava engenharia de pesca no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo. Ele e os amigos, também universitários, acampavam pelo terceiro ano seguido no local.

"Eles estavam nessa ilha, tomando banho, quando viram um balceiro, uma espécie de vegetação ribeirinha, e foram nadando em direção a ele. Ele [Oliveira] chegou a subir na vegetação, um outro também foi, mas voltou logo para a margem. Quando o outro voltou, já não viu mais o amigo", explicou o sargento.

De acordo com o sargento, os bombeiros chegaram a ir ao local da ocorrência quando receberam o chamado. "Como era noite, e o Corpo de Bombeiros não tem embarcação com iluminação, a gente retornou com as buscas no domingo".

Pela noite, uma embarcação da Marinha também auxiliou nas buscas. "A embarcação deles tem iluminação. Hoje, retornamos com as buscas com apoio da Marinha e de um professor deles, que também é mergulhador", informou o Sargento Neri.

O professor que acompanha o trabalho dos bombeiros é Alexandre Oliveira, que também é coordenador da unidade da Ufal em Penedo. "Eu acompanhei muito de perto ontem, mas hoje as buscas estão mais centradas nas equipe profissionais, os bombeiros, a Polícia Militar e a Marinha estão muito empenhados e todo mundo está ajudando".

Familiares e amigos de Oliveira também acompanham o trabalho das equipes. "Está todo mundo aqui, ele é nascido e criado na região, se dava com todo mundo, conhecia aquela parte do rio como ninguém", disse o sargento Neri.

Os bombeiros informaram ainda que não é comum haver casos de afogamento naquela região do rio.

"Hoje o grupamento aéreo está retornando para Penedo trazendo mais dois mergulhadores para ajudar nas buscas", disse o sargento.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1