Por G1 AL


Larvas foram encontradas no Rio São Francisco

Larvas foram encontradas no Rio São Francisco

Vários vermes foram encontradas às margens do Rio São Francisco, em Penedo, nesta sexta-feira (5). O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela captação de água na região, recebeu a informação de um pescador e acabou paralisando temporariamente o abastecimento para analisar o problema. Veja no vídeo acima.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que foi acionado para o local, ainda não se sabe o que pode ter provocado o fenômeno.

Vermes foram encontrados nas águas do rio São Francisco. — Foto: Divulgação/SAAE

O assessor de relações públicas da SAAE, Caio Gonçalves, explicou que, desde que o problema foi detectado, um monitoramento dos vermes começou a ser realizado na área.

Uma amostra da água com os animais foi enviada para o IMA e para um especialista da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O professor do curso de engenharia de pesca da Ufal, Claudio Luiz Sampaio, identificou o tipo de verme como Poliquetas (Polychaeta), um verme aquático da classe anelídeo.

"Este é um caso inédito. O IMA nos orientou a retirar a maior quantidade possível de vermes. Não podemos colocar cloro, pois a substância deixa o meterial cancerígeno. Só às 11h30, quando a maré ficou mais alta, o fornecimento de água voltou, pois os vermes teriam sido levados pela correnteza. Estamos correndo atrás para que isso não aconteça de novo", afirmou o assessor da SAAE Caio Gonçalves.

Equipe do IMA localizou vermes no Rio São Francisco — Foto: Ascom/IMA

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você