Dólar com. 5.1031
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel MS lança edital do Programa Mais Médicos com 60 vagas em Alagoas
09/05/2017 às 21h45

Coral-sol é tema de debate no Cepram e processos ambientais são aprovados

Sessão ordinária ocorreu na manhã desta terça-feira e teve transmissão em tempo real

Reunião do Cepram foi presidida pelo secretário-executivo do colegiado, Alexandre Ayres - Foto: Ascom/Semarh

O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) realizou sua 280ª reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (9), para deliberar e discutir sobre os processos ambientais. Os trabalhos foram presididos pelo secretário-executivo do colegiado, Alexandre Ayres. Os debates também foram transmitidos em tempo real pelo site www.semarh.al.gov.br.

Inicialmente, o professor e biólogo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Luis Santos, fez uma explanação sobre o coral-sol, organismo bioinvasor que vem afetando diversos trechos da zona costeira do país, assim como em Alagoas.

Na região de Maceió, vale ressaltar, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), instalou placas de monitoramento com o objetivo maior de identificar se na área existe a presença de pólipos do coral-sol. Por ser um espécime bastante encontrado em casco de navios e em plataformas marinhas de extração de petróleo, a equipe do Gerenciamento Costeiro do IMA decidiu realizar essa ação na região portuária da capital alagoana. A atuação corresponde a uma das medidas preventivas adotadas para evitar a infestação desse tipo de organismo.

Segundo os dados apresentados pelo professor da Ufal, o coral-sol representa grandes prejuízos para o meio ambiente devido ao crescimento do organismo no litoral brasileiro. Os corais podem liberar até cinco mil larvas a cada ano. Em caso de infestação, a vida marinha praticamente desaparece onde esse tipo de coral se instala, ocasionando desequilíbrio na fauna e na flora nativas, e até mesmo a extinção de espécies da região invadida.

Licenciamento ambiental

Após os debates iniciais, outro ponto de pauta entrou em questão. A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitou a ampliação da concessão de licenciamentos ambientais para conceder autorização de obras após análises dos impactos ambientais na região.

Uma comissão foi instalada, formada pelos conselheiros do IMA-AL, Sesau, Federação dos Pescadores e Instituto Biota, para reavaliar as condições do município acerca da ampliação para promover o licenciamento.

Ordem do dia

Durante a análise acerca dos processos de licenciamento, foram aprovadas as seguintes matérias: regularização da licença de operação para indústria de laticínio em Murici; auto de infração contrário a Calixto e Falcão Empreendimentos; auto de infração contra o empreendimento imobiliário Alto do Coruripe; licença ambiental simplificada para sistema de esgotamento sanitário, a pedido de Erdman & Nogueira Serviços Ltda para estação e tratamento de efluentes do Complexo Prisional de Maceió; licença de instalação para indústria de fabricação de tintas, vernizes e esmaltes, a pedido da Esmalglass do Brasil, no município de Marechal Deodoro.

Um processo extra pauta também foi aprovado. Trata-se da licença de operação para 103 unidades habitacionais do residencial Jardim das Bromélias, em Arapiraca.

O presidente da sessão abriu espaço ainda para uma intervenção o secretário municipal de Meio Ambiente de Coruripe, José Edson, que solicitou ao Cepram para promover o licenciamento ambiental em obras que causem impactos ambientais.

Todas as aprovações estarão disponíveis em Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (11).

Fonte: Agência Alagoas