Escola Técnica de Artes da Ufal estreia projeto Cineclube com o filme Riscado

UFALcine

Preparem a pipoca e desliguem seus celulares porque tem cinema de graça no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas. Será nesta quinta-feira (17), na estreia do Cineclube da Escola Técnica de Artes, um projeto voltado aos alunos do curso técnico de Teatro, mas que é aberto a toda comunidade. O primeiro filme exibido será Riscado, com Karine Teles, melhor atriz no Festival do Rio.

A sessão será na Sala Preta e começa às 19h. Após a exibição, haverá um bate-papo via Skype com a protagonista do filme, Karine Teles. A mediação será com o professor David Farias, idealizador do projeto, e a parte técnica terá o apoio do operador em audiovisual Brother Sandes.

O professor explica que, dessa vez, a atriz estará disponível para o bate-papo, mas haverá situações em que a conversa não será ao vivo, mas pode ser alguma entrevista disponível na internet com atores ou diretores. “Karina mora no Rio, mas já passou uma época em Alagoas, acompanhando os pais. A irmã dela, Juliana Teles, mora aqui e foi professora substituta na Ufal; a mãe, Neli Teles, foi aluna nossa de Teatro aos 60 anos de idade”, contou David.

Mais conhecimento

A proposta do Cineclube surgiu a partir do processo de montagem de um espetáculo dos alunos do módulo 4 do curso técnico de Teatro. De acordo com David Farias, a ideia surgiu para ampliar o conhecimento sobre a construção de personagens, o desempenho do ator em cena. “Foi tudo dentro do processo de montagem, das pesquisas dos alunos para montar o trabalho, como ator, como atriz, texto e tudo mais. A escolha desse filme se deu porque ele aborda a temática que venho estudando com esses alunos: conta a história de uma atriz de teatro, que vive fazendo bico, panfletagem, mas sonha em fazer teatro de verdade ou um filme; enfim, mostra a realidade do artista sem glamour”, justificou.

A criação do Cineclube foi para envolver mais as pessoas e dar oportunidade aos alunos dos outros cursos técnicos e de graduação e para que a comunidade também possa assistir. “A ideia é que seja um cineclube mais leve, com a proposta de sempre trazer filmes nacionais e com discussões voltadas à questão da atuação em si, da interpretação dos atores em cena. Para que nossos alunos possam apreciar o filme como arte mesmo. Claro que se algum participante entender de cinema e quiser tratar de alguns recursos mais técnicos do filme também estamos abertos”, disse David Farias.

Alunos e professores de Teatro vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho de artistas que atuam no circuito do cinema e ter um contato mais próximo com filmes de artes e nacional. “Será importante para que eles conheçam a atuação não só no teatro. A atriz Karine Teles, por exemplo, não era muito conhecida do grande público, mas com o filme Que horas ela volta? – ela fez a patroa da personagem de Regina Casé – e com a participação na novela A Regra do Jogo é que seu trabalho ficou mais conhecido”,

As próximas sessões também vão exibir filmes nos quais o teatro faça parte do enredo, a exemplo de Abril Despedaçado, com Rodrigo Santoro. “A história desse filme se passa no sertão, mostra a tradição, mas também tem uma trupe de teatro de rua, de circo, com pernas de pau e outros personagens. Por isso que a gente chama no cartaz: Traga pipoca e lenço, porque a história pode ser emocionante”,

A sessão de estreia será quinta-feira, mas o dia não está fixo. Após a exibição, será definido o calendário de acordo com a disponibilidade da maioria do público.

Serviço:

Cineclube ETA, com o filme Riscado, com Karine Teles