Jovens atendidos pela Semas participam de Circuito de Cinema

Ascom / SemasJovens atendidos pela Semas participam de Circuito de Cinema

Jovens atendidos pela Semas participam de Circuito de Cinema

Cerca de 30 adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Denisson Menezes e Cidade Sorriso, participaram do Circuito Universitário de Cinema, que traz a intolerância como tema deste ano.

O Circuito Universitário de Cinema é um projeto do Instituto Cultura em Movimento e tem o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e históricas abordadas nas obras exibidas, despertando nos jovens o interesse pela história de seu país.

Os adolescentes assistiram o filme ‘Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil’, de Belisário Franca, que retrata uma história vivida nos anos 30 por 50 meninos negros que foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, simpatizante do nazismo.

Após assistir o filme, a estudante Rafaela Maria, do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), debateu e refletiu com os jovens os assuntos abordados e que mais chamaram a atenção deles durante a exibição.

Segundo a educadora social do Cras Denisson Menezes, Gilvânia Célia, os adolescentes puderam fazer uma reflexão sobre o que é intolerância, racismo e trabalho infantil. “Esse tipo de abordagem permite que eles abram a mente para temas nunca antes discutidos, socializando as informações e debatendo entre eles mesmos”, destacou.

O Circuito Universitário de Cinema é realizado pela produtora carioca MPC Filmes, com apoio da Petrobras e percorre diversos estados do Brasil. A exibição dos filmes acontece em instituições de ensino.

Fonte: Ascom / Semas

Veja Mais