Operação ‘Down um Sorriso’ leva alegria e cuidados no próximo dia 13

Campanha é realizada pela Foufal e atende crianças com Síndrome de Down

DivulgaçãoA campanha deve promover ações de saúde bucal e dar visibilidade à Síndrome de Down atendendo crianças de 0 a 12 anos com este diagnóstico.

A campanha deve promover ações de saúde bucal e dar visibilidade à Síndrome de Down atendendo crianças de 0 a 12 anos com este diagnóstico.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. Para lembrar a data a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Foufal) realiza, na próxima segunda-feira (13), das 8h às 13h, a operação Down um Sorriso. A campanha deve promover ações de saúde bucal e dar visibilidade à Síndrome de Down atendendo crianças de 0 a 12 anos com este diagnóstico.

Segundo a equipe de organização da campanha, o movimento também tem o objetivo de combater o preconceito. “As crianças com síndrome de Down são muito alegres, felizes e com um potencial imenso! Assim, os cuidados devem ter início o mais cedo possível para que o máximo possa ser alcançado, pois isso fará enorme diferença no futuro da criança e o dentista faz parte dessa equipe de saúde”, explica a professora Patrícia Nascimento, coordenadora da campanha.

A operação Down um Sorriso deve ainda orientar sobre prevenção de doenças bucais, alimentação saudável e técnica de higiene bucal, além de realizar exame odontológico nas crianças participantes. “A coleta de dados será o passo inicial para que se possa conhecer o perfil da condição bucal das crianças com Síndrome de Down do nosso estado a fim do planejamento de ações futuras”, conta a professora. A Operação Down um Sorriso também visa engajar a comunidade acadêmica e chamar a atenção da sociedade para a causa da Síndrome.

“O estado de Alagoas ainda apresenta carência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência, e também são insuficientes as informações sobre as reais necessidades odontológicas das crianças com Síndrome de Down, o que dificulta, inclusive, a proposição de políticas e metas para ampliar e aprimorar a rede de atendimento a essas pessoas”, avalia Patrícia.

Divulgação8º Congresso sobre Síndrome de Down

8º Congresso sobre Síndrome de Down

Em outubro, Maceió será sede do 8º Congresso sobre Síndrome de Down, evento que deve contemplar a  grande diversidade de temas para debates, reunindo os múltiplos aspectos que instrumentalizam as pessoas com Down, seus familiares e profissionais a exercitarem a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania.

Fonte: Ascom / Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos