18/03/2017 17h55 - Atualizado em 18/03/2017 18h07

Jornada comemora 10 anos do Instituto de Ciências Sociais da Ufal

Evento será nos dias 21, 22 e 23 deste mês, no campus de Maceió.
Atividade busca resgatar memória das Ciências Sociais em Alagoas.

Do G1 AL

Universidade Federal de Alagoas (Foto: Suely Melo/G1)Jornada será no campus da Universidade Federal de Alagoas em Maceió (Foto: Suely Melo/G1)

Para comemorar seus 10 anos de fundação, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal promove uma jornada com tema “História e Memória das Ciências Sociais em Alagoas. O evento será nos dias 21, 22 e 23 dese mês, no campus da universidade em Maceió.

A professora de ciência política do Instituto, Luciana Santana, explicou que o evento foi idealizado pelo desejo de um registro da memória das ciências sociais no estado e na universidade, resgatando profissionais e personalidades que tiveram um papel decisivo nesse processo de produção das ciências sociais.

"Além de ser uma oportunidade de prestarmos um justo reconhecimento àqueles que são efetivamente responsáveis pelo crescimento das Ciências Sociais no estado de Alagoas. Será uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica e sociedade alagoana.”, falou.

A jornada também busca mostrar trabalhos de pensadores como Tavares Bastos Abelardo Duarte, Arthur Ramos, Octávio Brandão e outros. “E dois filmes que foram produzidos aqui e falam sobre o pensamento social alagoano também vão ser projetados. Vamos contar com a participação dos diretores”, falou.

No primeiro dia do evento, a programação será no auditório Nabuco Lopes, localizado no prédio da reitoria. A mesa de abertura, com início previsto para as 19h. Neste dia, haverá a conferência “Sobre pensamento social brasileiro: em torno de algumas contribuições alagoanas”, com a antropóloga e professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (Uerj), e depois a entrega de medalhas para professores homenageados.

As atividades dos dias 22 e 23 serão no Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), Campus A.C. Simões, com a realização de colóquios, filmes, apresentação musical, exposição de fotos, vídeos e banners.

A comissão organizadora da jornada já confirmou a presença dos docentes Luiz Sávio de Almeida e Tânia Nobre de Medeiros; dos diretores de cinema Werner Salles Bagetti e Hermano Figueiredo; do historiador Dirceu Lindoso, além de vários professores do ICS.

Clique aqui e veja a programação completa. O evento é gratuito e aberto a comunidade em geral. Para participar é preciso enviar a solicitação de inscrição para o email icsufal.eventos@gmail.com.

Jornada de Ciências Sociais
Data: de 21 a 23 de março