27/03/2017 18h50 - Atualizado em 28/03/2017 08h56

Universitários de Campo Alegre, AL, cobram vagas em vans estudantis

Eles falam que a prefeitura só cede duas vans com 15 lugares cada.
Número de alunos já chega a 46, e alguns estão perdendo aulas na Ufal.

Jonathan LinsDo G1 AL

Transporte disponibilizado não é suficiente para atender a quantidade de alunos. (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson Santos)Transporte disponibilizado não é suficiente para atender a quantidade de alunos. (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson Santos)

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que residem no município de Campo Alegre, no interior do estado, denunciam a falta de transporte para se deslocarem até a capital. Segundo eles, a prefeitura cede duas vans, mas o número não é suficiente para atender a demanda, fazendo com que muitos percam as aulas.

Esse é o caso da estudante do primeiro período de Serviço Social, Achylley Santos, que nesta quarta-feira (27) teve que ficar em casa.

“Eles tem uma lista de espera para os novos alunos e só chamam quando tem vaga. Na última semana nós, os novatos, só conseguimos ir porque tínhamos provas. Eles também informaram que, a partir de hoje, iam barrar a gente”, falou.

Achylley também explica que o deslocamento até a capital é muito caro, cerca de R$ 15 apenas um trajeto, e muitos dos estudantes não conseguem pagar o valor em ônibus e vans que fazem o trajeto da cidade até Maceió.

“Não tem condições. Um amigo meu já estava pensando em trancar o curso e ir para a outra universidade, que é onde tem transporte. Ninguém resolve nada, a gente já sai do ensino médio sucateado e entra na universidade para ter esse desestímulo”, reclama.

O G1 entrou em contado com a prefeitura de Campo Alegre, por meio da assessoria de comunicação, e foi informado de que o município não pode contratar mais veículos por falta de recurso.

Um outro estudante, que não quis ser identificado, informou que são 30 lugares disponíveis, e a demanda já é de 46 pessoas. “O número de alunos aumenta todos os anos, mas a prefeitura alega um problema financeiro e diz que não é a obrigação do município disponibilizar transporte universitário”, relatou.

Segundo ele, é a terceira vez que os alunos foram barrados apenas este mês e, também, houve situações em que uma van já precisou trazer 29 alunos amontoados em uma das viagens.

A prefeitura também informou que disponibiliza transporte para cerca de 600 alunos até Maceió, São Miguel dos Campos e Arapiraca, nos três turnos.

Segundo a assessoria do município, um recadastramento foi iniciado esta semana para avaliar a quantidade de novos alunos e tentar procurar uma solução para o problema.

Quantidade de alunos ultrapassa número de lugares disponíveis (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson Santos)Quantidade de alunos ultrapassa número de lugares disponíveis (Foto: Arquivo Pessoal/Emerson Santos)