Ufal planeja ceder terreno para construção de Hospital Materno-infantil de Maceió

Por Ascom/ Ufal 09/03/2017 15h03 - Atualizado em 09/03/2017 18h06
Por Ascom/ Ufal 09/03/2017 15h03 Atualizado em 09/03/2017 18h06
Foto: Ascom
O vice-prefeito Marcelo Palmeira e assessores da Prefeitura de Maceió foram recebidos pela reitora Valéria Correia e representantes da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para agilizar os encaminhamentos do processo de cessão de um terreno do Campus A.C. Simões, de aproximadamente 8 mil m², ao lado do condomínio Jardim Tropical, onde a Prefeitura planeja construir um hospital materno-infantil que deve beneficiar mais de 600 mil habitantes.

O processo que tramita na Ufal desde 2015, já recebeu pareceres favoráveis das assessorias técnicas da Prefeitura de Maceió e da Ufal. "Queremos acompanhar não só o processo de construção, mas também contribuir com o modelo de assistência que deve ser ofertado às gestantes. Para isso, os diretores da área de saúde da Universidade têm todo interesse em participar do planejamento desta unidade, inclusive pela relevância social deste projeto, que será executado numa área populosa e bastante carente destes equipamentos", ressaltou a reitora Valéria Correia.

A Prefeitura de Maceió e a Ufal já firmaram uma Cessão de Uso de um terreno da Universidade, onde foi instalada a Vila Olímpica, uma creche e um terminal de ônibus. Em contrapartida, a Prefeitura realiza serviços de manutenção na Universidade, como jardinagem, poda de árvores e iluminação, até 2023. Mas para a instalação do hospital, será necessária uma nova Cessão, que deve ser apreciada pelo Conselho Universitário. "Entendemos que a Prefeitura tem prazos para a execução do projeto e vamos dar agilidade à tramitação para apresentar logo que possível para o Conselho de Curadores e para o Consuni", garantiu a reitora.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, destacou a colaboração da equipe da Universidade em projetos que são de interesse público. "Sabemos que poderemos contar com o apoio da comunidade universitária, já que esse hospital é um equipamento fundamental para atender as gestantes dessa parte alta da cidade. O projeto foi elaborado com assessoria técnica qualificada para ser viável e ter condições de estar funcionando até o final dessa gestão municipal", ponderou o vice-prefeito de Maceió.