Dólar com. 5.1471
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
10/03/2017 às 23h00

NutriSUS fortalece segurança alimentar na Educação Infantil

A Coordenação de Promoção e Educação em Saúde (COPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, por meio da área técnica responsável pelo Programa Saúde na Escola (PSE), nesta quinta-feira (09), ao processo de formação das equipes gestoras para a implantação, operacionalização e monitoramento da Estratégia NutriSUS nas creches da capital alagoana.

A iniciativa, que tem como objetivo potencializar o desenvolvimento infantil e prevenir e controlar as deficiências nutricionais em crianças na faixa etária dos 6 meses a menor de 4 anos (3 anos e 11 meses), foi criada pelo Ministério da Saúde em 2015 e tem como principal ação a inserção diária de um sachê de micronutrientes (vitaminas e sais minerais) em uma das refeições das crianças atendidas em creches.

“Com essa ação, o Ministério tem buscado, juntamente com os Estados e municípios, reduzir a prevalência de anemia – que pode provocar danos ao desenvolvimento neuropsicomotor da criança, com reflexos também na fase adulta – e do sobrepeso – que hoje atinge cerca de 33% das crianças no país – contribuindo para a prevenção da obesidade e de doenças como hipertensão e diabetes”, afirma a responsável técnica pelo PSE na SMS, Adriana Toledo de Paffer.

Em Maceió, a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) está sendo retomada em 11 creches incluídas no PSE do município, sob a supervisão do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), que é formado, além dos técnicos da SMS, por representantes do PSE na Educação Municipal e Estadual e do PSE na Saúde Estadual.

No encontro desta quinta-feira – que contou com a participação de diretores das creches; de profissionais das unidades da Estratégia Saúde da Família que garantem o suporte de saúde ao PSE; de acadêmicos do curso de Nutrição do Cesmac; dos professores Leiko Asakura, Thatiana Fávaro e Jonas Silveira, da área de Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Nutrição da Ufal; da coordenadora de Alimentação e Nutrição da SMS, além de técnicas da Coordenação de Saúde Bucal do município – o GTIM repassou informações e realizou oficinas de planejamento para alinhar as ações de implantação e operacionalização dos ciclos de aplicação da estratégia, que inclui a capacitação das merendeiras e a sensibilização de pais e responsáveis dos alunos das creches.

“Estaremos trabalhando continuamente na articulação de uma parceria afinada entre as equipes de Saúde e de Educação e na mobilização dos pais ou responsáveis, para que possamos garantir a essas crianças uma qualidade de vida mais saudável”, reforça a nutricionista responsável pela estratégia NutriSUS na SMS, Kelly Barros.

Fonte: Ascom SMS