OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 07 de maio de 2024

Notícias

03/11/2017 às 17:53

Equipamentos doados pelo Project Hope incrementam curso de Enfermagem

Demonstração de Exame de Mama no manequim. Foto Renner Boldrino Demonstração de Exame de Mama no manequim. Foto Renner Boldrino

Diana Monteiro 

A comunidade acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas comemora a aquisição de equipamentos que vão contribuir para um melhor aprendizado nas atividades das disciplinas Saúde da Mulher, Métodos e Processos de Intervenção (1 e 2) e Primeiros Socorros. Os equipamentos que foram adquiridos com recursos do denominado Project Hope vêm incrementar o Laboratório June Sessil Barreras, instalado na Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), no Campus A.C. Simões e darão um maior dinamismo às atividades desenvolvidas na graduação, pós-graduação, a lém das rotineiras capacitações realizadas com servidores do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e com a comunidade em geral

Os novos equipamentos adquiridos pelo curso de Enfermagem foram: um manequim feminino para auxiliar nas aulas da disciplina Saúde da Mulher; um braço de pulsão avançada; um braço destinado a procedimentos básicos; e um kit de diapasão para utilização em exames físicos neurológicos. “Após 40 anos de criação do curso é que o laboratório passa a dispor de um manequim feminino com toda estrutura para detalhadas aulas práticas”, frisou a professora Laís Miranda, uma das articuladoras para aquisição dos equipamentos junto com a técnica Fátima Brito, da mesma unidade acadêmica.

Em 1973 o Hope, que foi um navio de guerra doado para funcionar como navio-escola e transformado posteriormente em Museu nos Estados Unidos, atracou em Maceió para ações de saúde, permanecendo em terras alagoanas durante cinco anos. A enfermeira norte- americana June Sessil, então pertencente à equipe, participou ativamente do convênio firmado entre a Ufal e o Hope para ações diversas na área de saúde. Em 2007 ela esteve na Ufal para descerramento da placa no Laboratório que a homenageia.

A professora Laís Miranda reforça que a vinda e a permanência do Project Hope em nosso Estado, há mais de quadro décadas, impulsionaram a criação do curso de Enfermagem da Ufal que contou ativamente com a participação da norte-americana Bárbara Allen, também da equipe do navio-escola. “Na década de 80 ela se tornou professora efetiva do curso, onde se aposentou. Em fevereiro do ano que vem a professora Bárbara será convidada para a Roda de Conversa sobre História da Enfermagem Alagoana”, informou Laís que concluiu doutorado com foco na criação do curso de Enfermagem da Ufal.

A vinda do Hope para Maceió foi fruto de intercâmbio científico entre a Ufal, a então Secretaria de Saúde do Estado e a Universidade de Harward e possibilitou o desenvolvimento de programas de capacitação para profissionais do Hospital Universitário (HU). No projeto, estiveram envolvidos 400 profissionais da saúde do Nordeste, com 95% das vagas destinadas à população alagoana e coube aos profissionais estadunidenses o atendimento de casos especiais de saúde.

Navio-escola

Hope, que significa “oportunidade de saúde para os povos do mundo” e promovia ações de saúde em medicina, odontologia e enfermagem, das doze viagens que fez na década de 70 a última foi em Maceió. O Projeto foi criado em 1960, nos Estados Unidos, surgiu em meio à Guerra Fria e simbolizou a disputa pela hegemonia entre países socialistas e capitalistas.

Apesar de ser fruto de uma ideologia que buscava disseminar a superioridade estadunidense, o navio Hope capacitou profissionais da saúde de países carentes ao redor do mundo. Na América do Sul, ele também aportou no Peru, no Equador e na Colômbia. 





Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.