Dólar com. 5.1626
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
07/11/2017 às 21h00

Cultura

Circuito Penedo de Cinema segue até sábado (11) com vasta programação

Abertura aconteceu na segunda-feira e contou com a presença de diversas autoridades

O Baixo São Francisco alagoano foi tomado pelo Circuito Penedo de Cinema na noite de segunda-feira (6). A solenidade de abertura foi realizada na Sala de Exibições montada na Praça 12 de Abril e contou com a presença de diversas autoridades, que expuseram a importância da realização do evento na cidade ribeirinha.

O coordenador-geral do Circuito Penedo de Cinema, professor Sérgio Onofre, enfatizou que recebe os participantes de braços abertos no evento e almejou que todos tenham uma semana bem frutífera. “Espero que possamos fazer cada vez mais cinema”, destacou.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, ressaltou que a entidade faz uma gestão sustentável dos recursos hídricos e, nesse trabalho, é importante contar com a importância da dimensão cultural. Ele também destacou a participação popular no evento, que segue até sábado (11).

“O Rio São Francisco envolve histórias, sentimentos e a criatividade das pessoas. Juntando o imaginário e a tarefa de mudar hábitos, nós chegamos aqui. Aqui é o ponto de confluência para mudar a realidade do dia a dia e as formas de fazer com que isso seja entendido. Então, nada melhor que a arte para fazer isso. Nesse sentido, o cinema pode nos ajudar, e muito, não só na criação de obras de arte, mas em documentários que tratam de ações ambientais. O nosso Comitê também patrocina a Mostra Ambiental e esperamos que a cada ano isso, evidentemente, se torne mais conhecido”, disse Anivaldo.

Representando a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o superintendente de Apoio à Produção Cultural, Paulo Poeta, reforçou que a parceria entre Ufal e Governo do Estado não se dá apenas no Circuito, mas em outros eventos, tais como a última Bienal do Livro. Trouxe um abraço do governador Renan Filho e adiantou que um projeto especial está sendo desenvolvido para destacar eventos e acontecimentos neste ano que comemora o bicentenário de Alagoas.

“Estamos vivendo os 200 anos e Alagoas e esse evento entra nisso. Estamos fazendo uma cápsula do tempo e vamos colocar tudo que aconteceu nas comemorações do bicentenário, e esse evento estará lá”, disse ele.

O vice-reitor da Ufal, José Vieira, reforçou a importância das parcerias para a realização de mais uma edição do Circuito. "Essa dedicação é mais que uma causa, é um ato de cidadania. E é um compromisso e um dever da Universidade dar visibilidade às questões do Velho Chico. Eu costumo dizer que a Ufal é a maior agente cultural de Alagoas. Mesmo assim, não poderia fazer nada sozinha, e todos queremos o desenvolvimento cultural do Estado. Sérgio [Onofre] é um cara que persegue um sonho, independente das tempestade, da gestão. Estamos em campos políticos diferentes, mas não temos como não reconhecer o esforço dele para o desempenho do evento”, enfatizou.

Após a solenidade de abertura, a Mostra de Longa-Metragem Nacional trouxe ao público a exibição do filme Como Nossos Pais.

Limpeza do Velho Chico

No início da manhã de segunda-feira (6), o evento realizou uma ação simbólica de limpeza das margens do Rio São Francisco, em Penedo (AL), que reuniu cerca de 40 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.

O percurso, apesar de curto, foi suficiente para mostrar a dimensão de resíduos despejados às margens do Velho Chico. Em pouco mais de uma hora de atividade foram recolhidos 20 sacos de lixo, com capacidade para 100 litros cada.

Guarda-chuva, canos, restos de telhados de PVC, por exemplo, foram alguns dos objetos encontrados. Todo o material reciclável recolhido foi destinado à Casa do Bom Samaritano de Penedo.

A programação ambiental do evento continuou nesta terça (7) e segue até quinta-feira (9), com a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, das 14h às 16h, na Sala de Exibições. A atividade contará com a exibição de três filmes convidados, onze curtas-metragens que vão concorrer aos prêmios de melhor filme pelos Júri Oficial e Popular, além de debates com profissionais de instituições de ensino e órgãos ambientais.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]