OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

01/10/2017 às 20:39

Reconstruindo elos: o projeto de extensão que se torna livro publicado pela Edufal

O livro registra as experiências desses alunos em uma tentativa de compor uma memória para curso e para os futuros alunos a participar do projeto. - Fotos: Renner Boldrino O livro registra as experiências desses alunos em uma tentativa de compor uma memória para curso e para os futuros alunos a participar do projeto. - Fotos: Renner Boldrino

Danielly Bezerra – estudante de Relações Públicas

Com a reunião de parentes e amigos dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi lançado n o livro Reconstruindo elos – experiências de extensão nos sistemas prisional e socioeducativo de Alagoas. Organizado pelas pesquisadoras Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos, o conjunto de relatos é uma produção lançada pela editora da Ufal (Edufal).

O projeto de extensão, que está ancorado na Faculdade de Direito de Alagoas da Ufal (FDA), tem atividades desenvolvidas em unidades prisionais e sistema socioeducativo de Maceió desde 2015.  O livro registra as experiências desses alunos em uma tentativa de compor uma memória para curso e para os futuros alunos a participar do projeto.

Colocando a tarde do domingo como um momento de celebração, a professora e coordenadora do projeto, Elaine Pimentel, reforça a importância e a imensa satisfação de concluir esta etapa. “Com os relatos em primeira pessoa, é possível perceber a autonomia de cada aluno, sua individualidade humana. É fundamental ver a extensão acadêmica sendo alcançada, com os alunos desenvolvendo suas atividades com tanto envolvimento”, comentou a professora.

O terceiro ciclo deste projeto foi iniciado este ano, com cerca de 25 alunos, e tem na lista a colaboração de mais de 500 livros para a biblioteca no Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva, em Maceió. Para um dos idealizadores do projeto, aluno e atual agente penitenciário de uma das unidades, Ademir Santos coloca que “é um desafio a ser encarado, mas vivenciar a experiência nos dois lados da função – como aluno e agente – é engrandecedor”, finalizou. O livro Reconstruindo elos está disponível na Edufal, localizada no Centro de Interesse Comunitário no Campus A.C. Simões da Ufal.