Por G1 AL

Animais passam por exames para diagnósticar câncer de mama em ação de voluntários — Foto: Reprodução/TV TEM

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio de um projeto de extensão do curso de medicina veterinária, vai realizar a campanha "Outubro Rosa Pet". Na ação, os alunos vão examinar cadelas e gatas para identificação de tumores.

A atividade será realizada no sábado (7), no Arapiraca Garden Shopping, e os animais serão atendidos das 10h às 17h. A ação é totalmente gratuita.

A iniciativa partiu do Grupo de Estudos em Pequenos Animais, diante do grande número de animais diagnosticados com tumores mamários.

De acordo com os alunos, 52% dos tumores em cadelas são mamários, e a metade deles é maligno.

"Em gatas é a terceira neoplasia com maior incidência na espécie, porém são agressivos e malígnos, em sua maioria. Diferentes fatores podem estar envolvidos como causa com o tumor de mama, como fatores genéticos, ambiental e hormonal", explicam os estudantes.

Coordenados pela professora Márcia Notomi, os alunos vão avaliar as mamas de cadelas e gatas para identificação de possíveis tumores mamários. Além disso, os donos dos animais vão receber informações sobre tratamento e prevenção.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 AL.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1