Dólar com. 5.1175
IBovespa 0.58
29 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Obras de revitalização avançam no Mirante da Santa Amélia
04/10/2017 às 16h40

Cultura

Semed leva biblioteca volante à Bienal do Livro de Alagoas

Janaina Tenório – Coord. da Estação Saber - Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Uma das atrações da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é o ônibus Estação Saber da Prefeitura de Maceió, que funciona como biblioteca volante. O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) visita semanalmente escolas da Rede Municipal de Ensino para aproximar, ainda mais, os estudantes do mundo dos livros, com atividades ligadas à leitura e ao desenvolvimento cognitivo. Durante a Bienal, a Estação Saber tem recebido em média 1.200 alunos, mas somando aos demais visitantes o quantitativo chega ao triplo.

A coordenadora do projeto Estação Saber, Janaína Tenório, explica como a unidade funciona. “Nesse projeto nós vamos até as escolas da Rede e oferecemos contação de histórias, desenho livre e computadores com jogos didáticos. Cada área possui um instrutor que auxilia as crianças com os livros ou com os computadores”, informou.

Os livros encontrados na Estação Saber são voltados ao público infanto-juvenil, como contos, mitos, lendas, poesias, quadrinhos, seguindo uma classificação etária. A unidade também possui computadores com jogos didáticos, onde os instrutores auxiliam ajudando as crianças, mesmo aquelas que nunca usaram um computador.

Em visita a Estação Saber, a mãe da pequena Lara, Roberta Santana, destacou a importância da leitura desde cedo. “Desde quando eu estava grávida da Lara, já lia para ela e após o nascimento continuei a incentivar a leitura. Hoje, apesar de ter apenas três anos, ela é uma leitora ávida, todas as noites antes de dormir tenho que ler três livros com ela e pretendemos continuar a incentivando”, disse Roberta Santana.

Roberta explica ainda que a leitura ajudou o desenvolvimento linguístico da filha. “Ela tem um vocabulário bem rico, observando a idade dela, além de desenvolver a imaginação que é fundamental, ela se envolve com as histórias. Mesmo com a tecnologia, Lara sempre preferiu livros do que um celular ou tablet. Na escola a professora elogia bastante a participação dela e o interesse por livros”, acrescentou.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]