OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

16/09/2017 às 11:47

Semed promove seminário “Diversidade, 200 anos em Alagoas”

Delane Barros

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) investe, nos últimos anos, na valorização e promoção das culturas afro-brasileira e indígena, no âmbito das escolas municipais. Para fortalecer essa iniciativa, o órgão irá realizar no próximo dia 21, no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o Seminário da Diversidade, intitulado “Diversidade, 200 anos em Alagoas”. O evento é organizado pelo Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caica), órgão que integra a Secretaria.

De acordo com a coordenadora do Caica, Ticyane Melo Bentes, o evento objetiva promover e fomentar uma discussão pertinente à temática da diversidade a partir da inclusão da História e da Cultura afro-brasileira e indígena. “Trata-se, na verdade, de inserir essa temática no espaço escolar de forma interdisciplinar, conforme estabelece a legislação federal”, declarou.

Para que o tema seja melhor inserido nas escolas, como atividade interdisciplinar, Ticyane ressalta que é necessário promover a formação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores em geral e assistentes sociais. “Também estaremos discutindo formas de ações preventivas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual, seguindo os preceitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, acrescentou.

O Seminário da Diversidade será realizado no próximo dia 21, no auditório da Esmal, na rua Cônego Machado, no bairro do Farol, das 8h às 12h, e contará com palestras da professora Lígia Ferreira, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), professor Jorge Vieira, do Centro Universitário Cesmac, e do assistente social Ewerton Rodrigues. Também estão previstos debates e apresentações artísticas.

Fonte: Ascom Semed