OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

11/09/2017 às 18:11

Sesau lança o projeto ‘Conheça o Samu’ nesta terça-feira

Sesau irá mostrar à sociedade como atuam os socorristas para salvar a vida de centenas de alagoanos (Fotos: Olival Santos) Sesau irá mostrar à sociedade como atuam os socorristas para salvar a vida de centenas de alagoanos (Fotos: Olival Santos)

Arnaldo Santtos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia, nesta terça-feira (12), às 9h, no Calçadão do Comércio, Centro de Maceió, o projeto ‘Conheça o Samu’. O objetivo da ação, que prossegue até a sexta-feira (15), é levar informações à sociedade e mostrar os serviços que são prestados à população, para uma melhor interação com a comunidade.

Durante cinco dias, sempre a partir das 9h, a Sesau irá mostrar à sociedade como atuam os socorristas para salvar a vida de centenas de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito. Também será evidenciado que o Samu Alagoas possui duas Centrais, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca, além de bases descentralizadas espalhadas por todo o Estado, a cada 30 km.

Ainda durante o evento serão enfocadas as orientações que são prestadas sobre as emergências mais comuns, a exemplo de pessoas engasgadas por alimentos. Também será mostrado como os socorristas agem em casos de queimaduras, choques elétricos e quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de paradas cardíacas.

A problemática dos trotes feitos para o Samu diariamente também será evidenciada. Isso porque impedem que o serviço seja prestado com mais agilidade à população. Em média, 70% das ligações recebidas são trotes.

Para se ter ideia, somente na sexta-feira (8), das 1.133 ligações recebidas, 691, ou seja, 60,99%, foram trotes, segundo informou o supervisor-geral do Samu Maceió, Dárbio Alvim.

“Nosso maior objetivo é que a população possa conhecer melhor os nossos serviços e seja parceira, sabendo como o serviço funciona, o que realizamos e quando deve ser acionado pelo telefone 192”, destacou o supervisor-geral do Samu, Dárbio Alvim.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu Maceió, Beatriz Santana, até sexta-feira (15), uma equipe de profissionais ficará à disposição para tirar as dúvidas da população. Também serão apresentados as estatísticas e os serviços que o Samu presta, por meio de um simulado.

O projeto ‘Samu nas Escolas’, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), também será apresentado, e uma equipe de Enfermagem estará à disposição dos visitantes para fazer testes de glicemia e medição da pressão arterial.