Por Jonathan Lins, G1 AL

Abertura da Bienal foi realizada nesta sexta — Foto: Jonathan Lins/G1

Tendo como tema o Bicentenário de Emancipação Política de Alagoas, a 8º Bienal do Livro teve sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (29), em Maceió, com público presente e até mesmo protesto.

Antes mesmo da cerimônia oficial, diversos integrantes de movimentos de trabalhadores rurais percorreram os corredores da feira com bandeiras, cartazes e gritos de ordem.

“O estado continua sem segurança, saúde, educação e sem moradia. Os trabalhadores rurais e índios continuam sem terra, os negros continuam sem os direitos. O que a gente tem visto é uma alusão aos 200 anos como se o nosso estado estivesse às mil maravilhas”, falou o coordenador do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Josival Oliveira.

Integrantes de movimentos rurais realizaram protesto na Bienal — Foto: Jonathan Lins/G1

Já em um dos auditórios do Centro de Convenções, com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e do Governador do Estado, Renan Filho (PMDB), além de secretários e outras autoridades, o evento de abertura foi realizado.

“É motivo de muito orgulho para nós do Governo do Estado colaborarmos com um evento dessa magnitude. Uma bienal como essa significa, no nosso bicentenário, encontrar muita coisa nova, encontrar ao lado das novidades, as nossas mais genuínas tradições históricas, culturais”, falou o governador.

Além da movimentação nas duas extremidades da feira, o público, mesmo tímido, também se fez presente nos estandes.

A professora Iraci Cavalcante resolveu trazer a neta, Samara, 8, no primeiro dia da Bienal. "Estou achando muito legal até agora, ja tinha vindo nas outras edições com meus alunos, mas com ela foi a primeira vez", contou animada.

A professora Iraci Cavalcante e sua a neta, Samara Cavalcante, 8 — Foto: Jonathan Lins/G1

Segundo o diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Oswaldo Maciel, serão dez dias de evento com a participação de cerca de 100 profissionais, 400 empregos diretos e indiretos gerados, 80 atividades, mais de 100 lançamentos de livros e 70 espetáculos.

Ainda segundo ele, a bienal este ano conta com 400 grupos agendados de escolas para visitação, sendo aguardados mais de 50 mil estudantes.

O evento segue até o dia 8 de outubro, em Jaraguá, com eventos voltados para o público infantil, jovem e adulto. São cursos, oficinas, apresentações culturais, debates com autores, além de lançamentos, exposições e a comercialização de livros. A entrada é gratuita.

Mesmo tímido, público se mostrou presente no primeiro dia da feira — Foto: Jonathan Lins/G1

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 AL.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1