Dólar com. 5.2027
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
06/09/2017 às 12h20

Marcelo Palmeira participa do lançamento da Bienal do Livro

Superintendente do Sebrae-AL, Marcos Vieira, presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, reitora da Ufal, Valéria Correia, prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, e o secretário municipal de Comunicação, Clayton Santos. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito em exercício Marcelo Palmeira participou, na manhã desta quarta-feira (6), do café da manhã de lançamento da programação da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Prefeitura de Maceió é parceira da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na realização do evento.

Sobre a Bienal, Palmeira ressaltou a importância do apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na realização da 8ª edição do evento em Alagoas.

“A Bienal é uma agenda consolidada na cidade de Maceió e vem crescendo a cada ano em todo o estado. A Prefeitura sempre apoia esse tipo de iniciativa e quando há estímulos para a produção cultural o grande público é garantido”, comemora o prefeito em exercício.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, reitera que a parceria com a Ufal é muito importante e trará benefícios para a cidade. Durante toda a programação, 54 escolas da rede municipal visitarão a Bienal. Serão mais de 6.800 alunos participando de todos os nove dias de evento.

“A Semed participa da programação com um espaço para discussões e trocas de experiências, que é a nossa biblioteca móvel Estação Saber. Além da visitação, este ano, mais uma vez, teremos o incentivo municipal do Vale Livro, que dá aos alunos a oportunidade de levar alguns exemplares da feira para casa”, explica a secretária.

Estudantes da rede pública terão acesso a alguns títulos de forma gratuita por meio do Vale Livro e a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, celebra essa iniciativa democrática, que é um direito do cidadão.

“Diante da crise financeira presente em todas as instituições públicas, a união com o executivo municipal foi decisiva para a realização de um evento tão importante para a disseminação da cultura local”, frisou a reitora.

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é a única, em todo o Brasil, promovida por uma universidade pública. Com debates acadêmicos, culturais e literários, neste ano, o evento terá ênfase na conjuntura política e social nacional, além dos 200 anos da emancipação política de Alagoas.

“Esse é um evento tradicional e já esperado no calendário acadêmico dos estudantes alagoanos. Estamos apresentado hoje a nossa programação que está repleta de palestras, atividades, oficinas e seminários que ocorrem paralelamente ao evento Bienal, que é a feira de livros”, informa Osvaldo Maciel, diretor da Editora Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

A abertura do evento acontece no dia 29 de setembro, a partir das 18h, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso. A programação oficial tem início no dia 30 de setembro e vai até 8 de outubro, das 10h às 22h.

Fonte: Secom/Maceió