Prefeito Rui Palmeira participa da abertura da 8ª Bienal do Livro de Alagoas

30/09/17 - 15h17

A 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi aberta em Maceió na noite dessa sexta-feira (29). Cultura e literatura em forma de exposições, palestras, venda e lançamento de títulos encabeçam as atrações do evento realizado pela Universidade Federal de Alagoas. O Município é parceiro dessa iniciativa e o prefeito Rui palmeira foi prestigiar a abertura do evento.

“Estamos muito felizes de participar mais uma vez de uma grande festa da cultura e da educação. A Prefeitura de Maceió é parceira da Ufal e sempre iremos apoiar eventos como este que engrandece o nosso estado e a nossa capital, enriquecendo os nossos jovens. Por isso iremos trazer 6.800 alunos da rede municipal para estimular ainda mais o incentivo ao mundo da leitura”, disse.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ana Dayse Dorea, reitera a importância da Bienal e o compromisso da Prefeitura de Maceió. “Um momento que eu considero vital para a cultura e literatura alagoana é a realização da Bienal, tenho o prazer em dizer que participei de todas, e esta é a terceira que a Semed participa com a Praça do Conhecimento, com o ônibus biblioteca para a realização de atividades com as crianças e pessoas que nos visitam, mas o mais significativo da ação da Prefeitura na Bienal é garantir a aquisição dos livros para os nossos alunos. Com todas as adversidades econômicas do nosso país, o prefeito Rui Palmeira honrou o Vale Livro e ainda aumentou o valor para que as nossas crianças pudessem adquirir uma quantidade maior de livros. Esse é o melhor investimento em nossas crianças: a cultura”, pontuou.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, comemora o início da oitava edição. “A Universidade vem contribuindo para a construção do desenvolvimento produtivo, social, econômico, artístico e cultural do estado de Alagoas, colhendo bons frutos com a Bienal. Aproveito para agradecer o apoio de nossos parceiros, incluindo a Prefeitura de Maceió que tem nos apoiado e a cada ano sua participação e contribuição na Bienal tem aumentado. Essa parceria cada vez mais tem se consolidado. Temos muita satisfação em ter essa parceria com a Prefeitura e suas secretarias”, frisou.

O diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas, Osvaldo Maciel, falou da expectativa para a oitava edição da Bienal. “A expectativa é altíssima, enfrentamos muitos desafios para realizar um evento dessa magnitude, a única bienal no Brasil que é realizada por uma universidade, nos dá muito gosto realizar mais uma belíssima edição, onde a sociedade alagoana e maceioense irá desfrutar de um espaço muito rico e interessante ao entrar em contato com a literatura”, informou.A 8ª Bienal Internacional do Livro está acontecendo no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, no Jaraguá. O evento é totalmente gratuito. São 133 stands e expositores, com a participação de editoras nacionais, regionais e locais, além de 100 lançamentos de livros durante o evento. A organização da Bienal calcula uma média de público de 200 mil pessoas nos dez dias de evento.