Ufal cobra providências após violência sofrida por alunos durante aula de campo

Oito estudantes foram roubados e uma aluna violentada sexualmente

Déborah Moraes / Alagoas24Horas

Central de Flagrantes

Após oito estudantes do curso de Agronomia terem sido assaltados durante uma aula de campo – e uma aluna ter sido violentada sexualmente – a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lamentou o ocorrido e emitiu nota cobrando providências imediatas para o esclarecimento do caso ocorrido nesse sábado (25), na cidade de Messias.

A reitora Maria Valéria Costa Correia prestou solidariedades aos estudantes, principalmente à estudante que foi vítima de violência sexual.

Na comunicação a reitoria informou também que, assim que informados sobre a ocorrência, técnicos do Ceca e da Gerência de Transportes da Sinfra comunicaram o fato às autoridades policiais e o encaminharam a estudante para o atendimento médico de urgência e garantiu que a vítima terá o acompanhamento da Pró-reitoria Estudantil para os cuidados médicos e psicológicos necessários.

O caso

Nota de Repúdio

O grupo de estudantes – formado por cinco homens e três mulheres, que tiveram as identidades preservadas – estavam realizando uma aula de campo no município da Região Metropolitana, Messias, próximo à Usina Santa Clotilde, acompanhados de uma motorista, responsável por dirigir uma van da Ufal, quando uma das jovens, que teria se afastado do grupo, foi abordada por um criminoso armado.

Num momento de distração do criminoso a vítima conseguiu avisar ao amigos, que tentaram socorrê-la, mas foram rendidos.

O 8° Batalhão da Polícia Militar (8° BPM) foi acionado para a ocorrência, fez rondas, mas não localizou nenhum suspeito na região. O caso foi registrado na Central de Flagrantes I, em Maceió. A Polícia Civil vai investigar o crime.

Nas redes sociais, o Centro Acadêmico de Agronomia postou uma nota de repúdio e cobrou das autoridades competentes uma resposta imediata.

Confira a nota da Reitoria da Ufal na íntegra:

Nota sobre violência sofrida por estudantes da Ufal

O gabinete reitoral da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vem por meio desta nota manifestar a profunda consternação com a lamentável violência sofrida por oito estudantes do Centro de Ciências Agrárias da Ufal, neste sábado (25), em aula de campo no município de Messias (AL).

Em nome de toda a comunidade universitária, a Reitoria da Universidade presta toda a solidariedade aos estudantes que foram assaltados e principalmente à estudante que foi vítima de violência sexual.

Neste momento de profundo choque com tamanha violência, a reitora Valéria Correia e toda a comunidade universitária reiteram o total repúdio ao ataque sofrido pela estudante por ser mulher, numa cultura misógina.

A reitoria esclarece ainda que, tão logo foram informados da grave ocorrência, técnicos do Ceca e a Gerência de Transportes da Sinfra tomaram as providências cabíveis, com a comunicação do fato às autoridades policiais e encaminhamento da estudante para o atendimento médico de urgência.

A estudante terá o acompanhamento da Pró-reitoria Estudantil para os cuidados médicos e psicológicos necessários. Todos os encaminhamentos para a apuração administrativa dos fatos serão tomados de imediato pela Universidade e todas as informações serão prestadas para a investigação policial.

Maceió, 25 de agosto de 2018

Maria Valéria Costa Correia