Por G1 AL

Funcionamento do Restaurante Universitário da Ufal, em Delmiro Gouveia, AL, era previsto para 2016 — Foto: Arquivo Pessoal

O Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi inaugurado em 2010, e funcionou com sede provisória até 2013, quando o novo prédio finalmente foi entregue, mas não por completo. 2018 está chegando ao fim e o Restaurante Universitário (RU) ainda está sem funcionar.

Os universitários reclamam que nunca puderam fazer uma refeição no local. Ele até chegou a ser inaugurado em dezembro de 2015, com promessa de funcionamento em março de 2016, mas um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) apontou várias irregularidades na execução da obra.

Por meio de nota ao G1​, a Pró-reitora Estudantil da Ufal, Silvana Márcia Medeiros, informou que está sendo feita a correção das inadequações identificadas pela equipe técnica do Campus Sertão para assegurar no menor prazo a abertura do RU em Delmiro e do RU do Campus Arapiraca, inaugurado na mesma época, mas que também não atende aos estudantes (leia na íntegra ao final do texto).

“Não é de hoje que estamos esperando uma ação da Ufal, desde 2016 que esperamos o RU. É de extrema importância o seu funcionamento, uma vez que permitirá uma alimentação de boa qualidade nutricional a um preço acessível”, disse um estudante de geografia no Sertão, que não quis ser identificado.

O problema já tinha sido relatado por alunos à reportagem do G1​ em 2016. Mas dois anos depois, ainda continua sem solução.

Alunos da Ufal, no Sertão, montaram uma espécie de 'Cardápio do Dia' com os problemas enfrentados sem o funcionamento do RU — Foto: Arquivo Pessoal

O relatório da CGU, divulgado em junho deste ano, foi elaborado a partir de uma fiscalização do órgão durante as obras do restaurante, e apontou um superfaturamento de R$ 140.564,50 referente a serviços voltados para infraestrutura, cobertura e revestimentos do local.

Além disso, o órgão fiscalizador identificou prejuízos de R$ 55.308,57 relacionados a serviços que nem sequer foram feitos ou que não foram pagos ou foram previstos em duplicidade na construção.

Atualmente, de acordo com os universitários, os equipamentos que foram comprados na época para o RU continuam encaixotados. Entre eles estão cadeiras, bancadas e mesas para cozinha que nunca foram usadas.

Materiais comprados para o Restaurante Universitário da Ufal, no Sertão, ainda permanecem encaixotados — Foto: Arquivo Pessoal

Como forma de chamar atenção ao problema, os estudantes do campus fizeram um cartaz simulando um cardápio, mas em vez de refeições, eles listam as dificuldades enfrentadas por eles sem o funcionamento do local, que já serviu até como um auditório alternativo para eventos da própria Ufal.

“Nós, alunos do Campus do Sertão, queremos uma resolução efetiva desses problemas, por uma universidade que colabore com a permanência estudantil, não aceitamos mais desculpas, nem retrocessos, queremos ação e resultados positivos”, disse um dos estudantes.

Veja abaixo a íntegra da nota da Ufal:

Reafirmamos o compromisso da gestão da UFAL de abertura dos restaurantes universitários nas sedes dos campi Sertão e Arapiraca, apesar no cenário de grave restrição orçamentária nas universidades. Temos pleno reconhecimento da importância deste equipamento de apoio acadêmico como um dos principais pilares da assistência estudantil.

O passo principal que está sendo dado é a correção das inadequações identificadas pela equipe técnica do Campus Sertão, formada pelo engenheiro e a nutricionista. Baseado neste Relatório Técnico elaborado através de vistorias e consulta a documentação relativa a obra é apontado a responsabilização da empresa, tendo em vista o período de garantia da obra.

Além deste processo para assegurar as condições adequadas das instalações físicas para o funcionamento do RU tivemos a convocação das nutricionistas concursadas e contratação de empresa para os serviços terceirizados. Encontra-se em andamento a aquisição de uma pequena parte de equipamentos e utensílios e de aquisição de alimentos com a abertura do pregão de itens pendentes e utilização de pregões existentes.

Quanto à compra de alimentos, em agosto está acontecendo Oficinas em Viçosa, Arapiraca, Maceió e Delmiro para mapeamento de produtos da agricultura familiar para os cinco restaurantes universitários da UFAL, para em seguida haver as chamadas públicas.

Na nossa última visita aos Campi foram formadas comissões com a participação dos centros acadêmicos e membros do DCE para acompanhamento conjunto destas ações para assegurar no menor prazo a abertura dos restaurantes em Delmiro e Arapiraca.

Silvana Márcia Medeiros

Pró-reitora Estudantil

RU do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Sertão, nunca ofereceu uma refeição — Foto: Waldson Costa/G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1