Dólar com. 5.0682
IBovespa 0.58
03 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
01/08/2018 às 13h38

Geral

Evento de incentivo ao aleitamento materno abre Agosto Dourado

Abertura do Agosto Dourado contou com debates sobre o aleitamento materno. - Divulgação

Com o objetivo de conscientizar profissionais da saúde, mães e a sociedade em geral sobre a importância e benefícios do aleitamento materno, foi instituído por Lei o Agosto Dourado. Para abertura do mês, a Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) promoveu, na manhã desta quarta-feira  (1°), um evento com palestras e debates sobre o tema, no auditório do Centro Universitário Tiradentes  (Unit).

De acordo com Yana Melo, coordenadora da Saúde da Criança da SMS, a intenção da abertura municipal é mostrar a relevância da amamentação, que é padrão ouro da alimentação infantil. “Estamos trazendo pessoas voltadas à área para falar sobre a temática. Então, queremos conscientizar os profissionais para que eles se sensibilizem e abracem a causa”, explicou.

A coordenadora enfatizou ainda que o aleitamento materno é um assunto que deve ser tratado diariamente, mas que o mês de agosto foi escolhido para dar um destaque ainda maior para a prática e seus benefícios.

Elisângela Lemos, responsável técnica pela área de alimentação e nutrição de Maceió, frisou que a prática é própria do ciclo de vida do ser humano e previne o surgimento de doenças. “A criança vai estar com a primeira imunidade garantida por meio do leite materno, exercitando o desenvolvimento facial e do sistema digestório, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças e auxiliando a inserção da criança no meio ambiente”.

A integrante da Coordenação de Saúde da Criança, Maely Nunes, também palestrou na abertura do Agosto Dourado falando sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), salientando o trabalho realizado por diversos órgãos para fiscalizar os alimentos comercializadas para essa faixa etária.

Vínculo entre mãe e filho

Rosário Vasconcelos, enfermeira técnica da coordenação, falou ainda sobre o vínculo que aleitamento materno cria entre mãe e filho, além de abordar a importância do alimento para crianças com algum problema de saúde.

“Nós lançamos, em 2016, o grupo de acolhimento Ciranda do Cuidado, após o surto de zika que ocasionou em vários casos de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus/Microcefalia. E um dos temas apresentados para as mães foi a importância da amamentação, o que as deixou mais fortalecidas, porque hoje elas têm o conhecimento, a informação e sabem muito bem lidar com essas crianças”, completou.

Homenagem

Na ocasião, a Unidade de Saúde Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes, foi homenageada pelo trabalho desenvolvido com um posto de coleta de leite materno. A ação é desenvolvida há muitos anos pela equipe da unidade e é exemplo da dedicação dos profissionais, visando o melhor desenvolvimento dos bebês e de suas mães.

A coleta do leite é realizada nas casas das doadoras ou encaminhadas pelas próprias mulheres para a unidade. Em seguida, o alimento vai para o banco de leite do Hospital Universitário, onde ele passa por todo um processo de pasteurização e tratamento.

O evento contou ainda com a participação de integrantes do Hospital Universitário (HU), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maternidade Escola Santa Mônica e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).


Fonte: Ascom SMS

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]