Dólar com. 5.0723
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
07/08/2018 às 16h00

Projeto de extensão Signe la Capoeira realiza apresentação na França

Oficina de capoeira para surdos serviu de preparação para a apresentação

Apresentação do grupo acontece este mês na França - Ufal/Divulgação

Será realizado, entre os dias 5 e 14 deste mês, em Estrasburgo, na França, uma apresentação do Signe la Capoeira, um projeto de extensão do Laboratório de Capoeira e Cultura Afro-Alagoana Mestre Bené, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ocorrerá através da cooperação entre a Ufal, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a organização não governamental da França, LabInclucion.

Como uma forma de preparação para essa apresentação na França, o Laboratório de Capoeira e Cultura Afro-Alagoana realizou uma oficina de capoeira para surdos no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas - Maceió), no dia primeiro deste mês. Participando da oficina estavam o Mestre Diamante Negro, do grupo Filhos de Angola, o graduado Marujo, a intérprete Cláudia Correia e a educadora física Tarciana Rodrigues.

Além do jogo de capoeira, a oficina também contou com o popular samba de roda, com a demonstração do Jogo do Dinheiro e com exercícios rítmicos, que tiveram palmas e instrumentos musicais. De acordo com o coordenador do Laboratório, professor Rafael A. Belo, a atividade foi o primeiro passo, da parceria entre Cas e Ufal, na utilização da capoeira como artifício para uma educação inclusiva – método já utilizado em outras partes do país.

A oficina foi bem recebida pela atual gestora do Cas, Flávia Barbosa e pela coordenadora pedagógica Suzana Dória. Ambas reconheceram a capoeira como uma atividade importante para o desenvolvimento psicomotor de jovens surdos.

Fonte: Ascom Ufal