Dólar com. 5.0723
IBovespa 0.58
04 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado
07/08/2018 às 16h00

Geral

Projeto de extensão Signe la Capoeira realiza apresentação na França

Oficina de capoeira para surdos serviu de preparação para a apresentação

Apresentação do grupo acontece este mês na França - Ufal/Divulgação

Será realizado, entre os dias 5 e 14 deste mês, em Estrasburgo, na França, uma apresentação do Signe la Capoeira, um projeto de extensão do Laboratório de Capoeira e Cultura Afro-Alagoana Mestre Bené, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento ocorrerá através da cooperação entre a Ufal, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a organização não governamental da França, LabInclucion.

Como uma forma de preparação para essa apresentação na França, o Laboratório de Capoeira e Cultura Afro-Alagoana realizou uma oficina de capoeira para surdos no Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas - Maceió), no dia primeiro deste mês. Participando da oficina estavam o Mestre Diamante Negro, do grupo Filhos de Angola, o graduado Marujo, a intérprete Cláudia Correia e a educadora física Tarciana Rodrigues.

Além do jogo de capoeira, a oficina também contou com o popular samba de roda, com a demonstração do Jogo do Dinheiro e com exercícios rítmicos, que tiveram palmas e instrumentos musicais. De acordo com o coordenador do Laboratório, professor Rafael A. Belo, a atividade foi o primeiro passo, da parceria entre Cas e Ufal, na utilização da capoeira como artifício para uma educação inclusiva – método já utilizado em outras partes do país.

A oficina foi bem recebida pela atual gestora do Cas, Flávia Barbosa e pela coordenadora pedagógica Suzana Dória. Ambas reconheceram a capoeira como uma atividade importante para o desenvolvimento psicomotor de jovens surdos.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]