Por G1 AL

Apenas uma instituição de ensino superior de Alagoas conseguiu aumentar a nota do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2017, em relação a 2016. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (18).

O IGC é um dos indicadores do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) que classifica as instituições, cursos e estudantes universitários em uma escala de 1 a 5, sendo que a nota máxima é 5 e as notas 1 e 2 são consideradas "insuficientes".

Na avaliação do Ministério da Educação, somente o Centro Universitário Tiradentes (Unit) aumentou o IGC, passando de 3 para 4.

Em Alagoas, foram avaliadas 24 instituições. O Centro Universitário Tiradentes foi a única a alcançar conceito 4. Outras nove ficaram com nota 2, uma delas foi a Faculdade Pitágoras de Maceió, que tinha nota 3 no levantamento anterior, mas viu o conceito cair. As demais instituições mantiveram a mesma nota nos dois anos.

O índice é divulgado anualmente e é composto pela média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) aplicados nos três anos anteriores. Esse ano, a média é resultados dos anos de 2015, 2016 e 2017.

Veja a lista das instituições de Alagoas e suas respectivas notas no IGC 2017:

• Universidade Federal de Alagoas (Ufal): 3
  • Faculdade Cesmac do Sertão: 3
  • Faculdade Cesmac do Agreste: 3
  • Faculdade Raimundo Marinho de Penedo: 2

Entenda os três principais indicadores do Sinaes:

Conceito Enade: Desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no exame aplicado pelo MEC em ciclos – os cursos são avaliados uma vez a cada três anos.

Conceito Preliminar de Curso (CPC): Indicador dos cursos de graduação, calculado a partir da nota do Enade e de outras informações, como uma comparação entre a nota dos estudantes ingressantes e concluintes, do perfil dos professores e dados do questionário respondido pelos participantes do Enade. Cada curso tem o CPC calculado a cada três anos.

Índice Geral de Cursos (IGC): É o indicador que avalia as instituições de ensino superior públicas e privadas (universidades, centros universitários ou faculdades), calculado com base na média do CPC dos cursos nos três anos anteriores, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação, que também é trienal.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1