OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter

Parceria com a Ufal continua em 2019 Parceria com a Ufal continua em 2019

Lenilda Luna
Ascom Ufal

No encerramento das atividades do ano do projeto de extensão Afro Dendê foi realizada uma festa de confraternização, no último domingo (23), com várias apresentações culturais na Comunidade Cidade Sorriso. A ação teve a colaboração de professores e estudantes da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed) eos organizadores anunciaram que o trabalho continua no ano que vem.

“Em 2019, daremos continuidade às ações do projeto, cumprindo o papel social da Universidade de formar jovens para a cidadania, na construção de uma sociedade mais justa. O projeto também permanecerá contribuindo com o fortalecimento da luta contra o racismo, pela autonomia do jovem da periferia e destacando o papel da arte como instrumento de transformação social”, afirmou a professora Edna Bezerra.

A banda Afro-Dendê começou em 2014, por iniciativa de Láercio Gomes, morador do conjunto Cidade Sorriso, no complexo Benedito Bentes. “Eu estava ensaiando no meu quintal, com a minha percussão, e alguns meninos pediram para assistir. Eles gostaram e eu perguntei se eles queriam aprender. Eles chamaram amigos e logo meu quintal estava cheio de meninos e meninas. Foi o início da banda”, conta o percussionista.

Laércio resolveu oferecer uma alternativa de entretenimento para crianças e adolescentes, contribuindo para fortalecer a identidade cultural dos integrantes da comunidade. Mesmo com poucos recursos, ele comprou alguns instrumentos usados e recuperou alguns que estavam danificados.

Formada a banda de percussão, Laércio começou a procurar eventos para divulgar o grupo. Depois de uma apresentação na rua fechada da Pajuçara, surgiram as parcerias, como o apoio da ONG Moradia e Cidadania, mantida por funcionários da Caixa Econômica Federal. Na Ufal, a banda Afro Dendê se apresentou a primeira vez numa atividade sindical.

Depois disso, surgiram alguns convites da Pró-reitoria Estudantil para animar atividades como a calourada. Mais recentemente, a banda se tornou um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas, por iniciativa da professora Maria Edna Bezerra, do Núcleo de Saúde Pública da Ufal. “Essa parceria tem sido muito importante, pois as crianças estão participando de atividades de formação com os professores e alunos da Faculdade de Medicina da Ufal (Famed)e aprendendo muito sobre saúde”, destacou Laércio.

O líder comunitário ressalta ainda a contribuição com o bazar solidário. “Os estudantes da Ufal doam roupas e calçados e fazemos o bazar. Toda essa ajuda é muito importante, porque nossa comunidade é muito carente e as crianças e adolescentes ficam muito vulneráveis às drogas. Mas com esse projeto, mudaremos a realidade de vidas desses jovens através da música dos tambores do Afro Dendê e das orientações da professora Edna e sua equipe”, agradeceu Laércio.