7 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Educação em Prisões e Socioeducação na programação da Semana Internacional de Pedagogia

Promovido pelo Centro de Educação da Ufal, evento vai acontecer de 10 a 14 deste mês

A educação em prisões e a socioeducação conquistaram espaço na 6ª Semana Internacional de Pedagogia, que acontece, de 10 a 14 deste mês, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por iniciativa do Centro de Educação (Cedu). A inclusão dessas duas temáticas no debate acadêmico, em geral tão marginalizadas no meio social, é fruto do trabalho do Grupo de Pesquisa Educação em Prisões (Gpep), coordenado pela professora Conceição Valença.

O Gpep vem incentivando discussões acerca dos processos educacionais desenvolvidos nas unidades prisionais alagoanas, a partir de pesquisa, iniciada por meio do Programa de Iniciação Científica (Pibic),  sobre  Políticas públicas para educação no sistema prisional: da legislação às ações implementadas no estado de Alagoas.

Por isso mesmo, nesse evento internacional de Pedagogia, o Gpep conseguiu espaço para a realização do 1º Seminário de Educação em Prisões de Alagoas (Sepal),  que vai contar com a participação da professora doutora Carlinda Leite (Universidade do Porto – Portugal), na conferência de abertura, dia 10, às 19 horas,  no auditório do CSAU,  com o tema Educaçâo de Pessoas em Privação de Liberdade: Embates, Políticas Públicas e Práticas Educacionais.

Como não poderia deixar de ser, evidentemente, os estudantes e profissionais da Educação são convidados a dedicar tempo a essa temática, mas pessoas de diferentes áreas podem participar do evento.  “Além de divulgar os trabalhos e as pesquisas que do Gpep, o Sepal vai destacar as possibilidades de atuação tanto na pesquisa, quanto na extensão no sistema prisional”, afirma a coordenadora do Gpep, que, atualmente, conta com 17 integrantes, entre professores e estudantes da graduação e da pós-graduação de Educação e Direito. Enfim, o evento é um espaço aberto para intercâmbio com outros pesquisadores de outras universidades e demais profissionais que atuam em instituições prisionais.

Socioeducação

Vale destacar que, além da programação especificamente voltada à educação prisional, a primeira edição do Sepal abriu espaço para discussões relacionadas à educação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, a chamada socioeducação.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados em 2015, o adolescente em conflito com a lei, no Brasil, é negro, do sexo maculino, tem de 16 a 18 anos, não frequenta escola e vive na miséria. Uma realidade, evidentemente, que por desafia o olhar da academia e sobretudo dos profissionais e estudantes da Educação.

Por isso mesmo, os participantes do Sepal  vão poder também conhecer mais esse universo,  durante o minicurso – Educação dentro do sistema socieducativo: emancipação e luta por reconhecimento dos sujeitos privados de liberdade, ministrado pelo professor e pesquisador Diogo Nascimento, pela advogada Maria das Graças de Carvalho Gonçalves (preceptora do Paispis/Uncisal) e as estudantes  Lucicleide Rufino (Ciências Biológicas)  e Rhaynah de Oliveira (Pedagogia), do Projeto de Atenção Integração a Saúde Prisional e Internação Socioeducativa (Paispis/ Uncisal), no dia 13, das 14 às 17 horas, na sala 11 (Anexa ao CEDU).

Além do minicurso, no dia 12, às 19 horas,  no auditório da Biblioteca Central, vai acontecer a Mesa-Redonda  “Sistema Socieducativo e a Sociedade Alagoana:  Cenários em movimento”, com a participação do professor doutor Anderson de Alencar Menezes (Ufal), da mestra Maria Sônia do Nascimento (Escola Paulo Jorge/AL) , da advogada Maria das Graças de Carvalho Gonçalves (preceptora do Paispis/Uncisal) e  da psicóloga  Denise Maria Alcides Paranhos (superintendente da Sunese), coordenada pelo professor  Diogo Rodrigo do Nascimento (PPGE/UFAL).

No dia 14,  das 14 às 16 horas, no auditório da Biblioteca Central,  mais um momento para discussão da temática socioeducação, na Mesa-Redonda Adolescentes em Conflito com a Lei: processos educativos e luta por reconhecimento e dignidade, com os professores e pesquisadores pesquisador Diogo Rodrigo do Nascimento (PPGE/Ufal) e a professora e pesquisadora Flávia Karolina Lima Duarte Barbosa (IFAL),  Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira (PPGE/UFAL)  e Jardel Aderico (IR), sob a coordenação do professor doutor Anderson de Alencar Menezes.

 

Vários livros vão ser lançados durante toda a extensa programação da 6ª Semana Internacional de Pedagogia. Dentre eles, o Blog destaca o livro Educação em Prisões: Princípios, Políticas Públicas e Práticas Educativas, organizado pela professora Conceição Valença (Coordenadora do Gpep/Cedu)) e Elaine Pimentel (Coordenadora do Curso de Direito da Ufal), que vai ser lançado dia 11, às 18 horas (Auditório do CIC).

 

Confira a Programação completa da 6ª Semana Internacional de Pedagogia, do 2º Encontro Estadual de Educação em Prisões de Alagoas (II ENEEPAL) e do 1º Seminário de Educação em Prisões de Alagoas (Sepal)