Por Waldson Costa, G1 AL

Manaíra Aires Athayde recebeu o prêmio em solenidade realizada na Casa da América Latina, em Portugal — Foto: Arquivo Pessoal

A pesquisadora e professora alagoana Manaíra Aires Athayde foi um dos vencedores do Prêmio Científico Mário Quartin Graça 2018, que é concedido pelo Banco Santander Totta e pela Casa da América Latina, instituição portuguesa que estimula trabalhos de cooperação entre Portugal e países da América Latina.

Celebrado no dia 18 de dezembro durante cerimônia realizada em Lisboa, a brasileira foi premiada na categoria de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais e Humanas, pelo trabalho científico “Ruy Belo e o Modernismo Brasileiro. Poesia, Espólio”, que estabelece conexões entre as literaturas brasileira e portuguesa.

“Este prêmio é uma fonte de motivação para que eu continue a desenvolver o meu trabalho com todo o empenho necessário, e espero que possa de alguma forma também incentivar aqueles que, assim como eu, têm dedicado a vida à pesquisa e ao ensino”, relata Manaíra Athayde.

Com a vida acadêmica iniciada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Manaíra Athayde chegou à Universidade do Porto através de um programa de mobilidade, onde concluiu a graduação e seguiu, com o apoio de uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação do Brasil, para o curso de doutorado de Materialidades da Literatura, na Universidade de Coimbra. Ao longo de sua trajetória acadêmica, ela ainda atuou como professora da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Quanto ao reconhecimento internacional, a pesquisadora, que mantém relações com o Brasil e Portugal, expõe ainda que o prêmio valoriza as produções intectuais desenvolvidas em consonâncias entre os dois países.

“Um prêmio desta dimensão ajuda a fortalecer parcerias entre instituições brasileiras e estrangeiras, dando visibilidade a projetos que promovem ligações, intercâmbios, solidariedades entre países. É uma grande oportunidade para difundir e consolidar trabalhos que se preocupem em criar relações de reciprocidade”, afirma.

Reconhecimento

Além da alagoana, nesta 9º edição do prêmio foram agraciados pela excelência na produção de pesquisas científicas os trabalhos dos pesquisadores portugueses Fernando M. Martins, que se destacou na categoria Ciências Econômicas e Empresariais com a tese “Price and wages rigidities: macroeconomic evidence”; e de Gil Correia, que foi premiada na categoria Tecnologias e Ciências Naturais com a teses “Integração de caracterização de reservatórios com ajuste de histórico baseado em poços piloto: aplicação ao campo Norne”.

A 9º edição do Prêmio Científico Mário Quartin Graça reuniu trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diversos países, nomeadamente Portugal, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Cuba, Equador, Honduras e Peru.

Pesquisadores foram homenageados durante solenidade realizada na cidade de Lisboa — Foto: Arquivo Pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1