Por Derek Gustavo, G1 AL

Objeto, uma espécie de bóia, foi encontrado boiando na praia do Mirante da Sereia, em Maceió — Foto: Divulgação/Biota

Um estranho objeto foi encontrado por barraqueiros boiando na Praia da Sereia, em Maceió, na manhã desta sexta-feira (14). Segundo o Instituto Biota, o aparelho é usado para atrair peixes durante a pesca em alto-mar. A origem dele é desconhecida.

Uma das pessoas que ajudou a tirar o aparelho da água foi o barraqueiro Sérgio Tavares Pereira. Ele conta que o objeto apareceu próximo à areia por volta das 7h.

“Estávamos aqui e ele apareceu boiando. Quando tiramos da água, vimos que tinham algumas placas solares, algumas identificações. Tirei fotos e imaginei que deveria avisar a alguém. Aí, chamei o pessoal do Biota”, explica Pereira.

O objeto em questão é composto por duas estruturas ligadas por cordas, uma com quase 2 metros de circunferência e outra, um aparelho eletrônico, com 50 cm de placas solares. Nesse equipamento chamado de “Fishing Atractor Device” (FAD), há um rastreador GPS.

Pesquisa feita pela reportagem do G1 na internet mostrou que esse aparelho é usado na pesca de atum, feita principalmente no Hemisfério Norte do planeta.

O objeto foi recolhido pelo Biota, que comunicou o achado ao Ibama e à Capitania dos Portos. Ele deve ser doado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Objeto tem um aparelho ligado a ele, com placas solares e GPS — Foto: Divulgação/Ibama

Instituto Biota recolheu o objeto para levar ao Ibama e a Capitania dos Portos em Alagoas — Foto: Divulgação/Biota

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1