Estudante alagoano tira nota máxima na redação do Enem 2017; Conheça-o!

Apenas 53 estudantes, em todo o Brasil, conseguiram o feito

Por Julita Bittencourt - Estagiária* 18/01/2018 20h08
Estudante alagoano tira nota máxima na redação do Enem 2017; Conheça-o!
Alan de Castro Nabor, 19 anos, alagoano tira nota 1000 na redação do Enem 2017 - Foto: GazetaWeb

O estudante alagoano Alan de Castro Nabor, de 19 anos, foi um dos 53 estudantes que conseguiram a nota máxima na redação do Enem 2017. O resultado das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (18).

Filho de um funcionário de indústria química de Maceió e de uma dona de casa, o jovem que mora na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, conversou com o 7Segundos sobre sua conquista.

Alan contou ao 7Segundos, que concluiu o ensino médio no ano de 2016, quando estava prestes a iniciar o 4º ano no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A conclusão do ensino médio veio após o resultado do Enem daquele ano, quando ele utilizou sua pontuação para reivindicar a conclusão do ensino médio, que na época ainda era possível. No ano seguinte, ele decidiu se dedicar integralmente ao estudo para o vestibular. “De maio para junho eu decidi fazer isoladas, e foi o que me ajudou a conquistar essa nota sem sombra de dúvidas”, afirmou o garoto.

Quanto à notícia da nota máxima, o estudante disse que foi difícil de acreditar, apesar de ter torcido muito para tal feito. “É meio difícil de acreditar! Sinceramente, eu estava torcendo demais por esse 1000, mas ainda relutava quando pensava na possibilidade de conquistá-lo. Quando vi que havia se concretizado, fiquei extremamente feliz, depois de alguns minutos de perplexidade”, contou.

Apesar de ter conquistado a nota máxima na redação, o jovem estudante, que tem como objetivo ingressar no curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acredita que não será aprovado no vestibular este ano. “Infelizmente minhas notas nas outras matérias não me permitiram uma média que fosse suficiente para eu ser aprovado este ano”, confessou.

Somando as notas de todas as matérias, Alan alcançou apenas 675 pontos. De acordo com ele, a média não é suficiente para ingressar no curso de Medicina. “Minha média não foi suficiente. Digo isso me baseando nas notas de corte anteriores, e foi consideravelmente distante”, disse.

Mas isso não é motivo para desanimar! A conquista da nota 1000 na redação só motivou ainda mais o estudante a continuar lutando pelo seu objetivo. “Sem dúvida o resultado na redação me motivou ainda mais a continuar e tentar neste ano”, afirmou.

Reação ao tema da redação

O tema da redação do Enem 2017 foi sobre os Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil, o qual pegou muitos estudantes de surpresa, pois não era uma das apostas para cair na prova. Com Alan não foi diferente. Segundo ele, o impacto do tema ter sido diferente foi grande, o que, a princípio, lhe bateu certo desespero.

“Fui me tranquilizando e lembrando de algumas visões universalistas que adquiri durante os estudos. Depois que as ideias começaram a fluir, eu fiquei mais tranquilo e consegui desenvolver o texto”, afirmou o jovem.

Notas

Ao todo, apenas 53 estudantes em todo o Brasil conseguiram tirar nota 1000 na redação. Número que recuou em relação aos 77 verificados em 2016. Por outro lado, mais de 309 mil candidatos receberam nota zero na redação, mas a média melhorou em relação a 2016.