Por Waldson Costa, G1 AL

Alan Nabor estuda em casa em pequeno gabinete onde o computador só é usado em raros momentos para assistir videoaulas — Foto: Waldson Costa/G1

Um dos 53 alunos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, o estudante alagoano Alan Nabor, 19, que mora na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e pretende cursar medicina, dedicou o maior tempo de estudo a matérias isoladas.

Segundo ele, que se preparou para as provas do Enem estudando os três horários de segunda a sexta-feira, conquistar a nota máxima em redação, matéria mais temida pela maioria dos candidatos, foi uma grande alegria e um incentivo a mais para continuar os estudos, já que a média geral que ele obteve não é suficiente para a aprovação no curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“No planejamento de estudo priorizei as matérias isoladas e concentrei forças nas matérias de redação e matemática. Deu certo, conquistei nota mil na redação e 757 em matemática. Infelizmente como não fui muito bem nas outras disciplinas a média baixou, mas o desempenho que alcancei é um incentivo para continuar estudando”, disse.

Quanto ao tema da redação que falava sobre a educação para surdos no Brasil, Alan Nabor disse que para ele a proposta foi uma surpresa, já que esperava algum tema ligado a questões políticas, sociais ou de gêneros com abordagens menos específicas.

“O tema foi uma surpresa. Um desafio porque não era uma das minhas apostas. Porém, consegui fazer uma redação com bons argumentos ao aplicar uma visão universalista. De início fiquei bastante nervoso ao ver o tema, depois, as ideias foram surgindo e consegui concluir uma boa dissertação”, falou.

Em seu planejamento de estudo Alan Nabor disse que dividiu o tempo entre as aulas do cursinho particular especializado em matérias isoladas e o estudo em casa, fazendo uso de um pequeno gabinete onde não há computador.

“Costumo estudar mais com apostilas e fazendo anotações. O computador usei apenas para assistir algumas videoaulas porque acredito que tudo que precisava estava ao alcance”, completou.

Boletim de resultados de Alan Nabor no Enem 2017 — Foto: Reprodução

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1