Maceió

Maceió sedia maior evento científico da América Latina

Por Assessoria 20/07/2018 11h11
Maceió sedia maior evento científico da América Latina
Reunião da SBPC realizada com grande público no Acre - Foto: Reprodução/Ministério do Turismo

Entre os próximos dias 22 e 28, a capital alagoana sediará a 70ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – considerado o maior evento científico da América Latina. Com um público estimado em 15 mil participantes, o encontro, que acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é aberto ao público, reúne acadêmicos, cientistas, estudantes, setores governamentais e diversas entidades em uma imersão que tem como tema central ‘Ciência, Responsabilidade Social e Soberania’.

Durante sete dias de atividades, 140 sociedades acadêmicas que compõem o SBPC divulgam pesquisas e promovem o debate sobre temas ligados à ciência, tecnologia, sustentabilidade, inovação, cultura e ao ensino. Além das conferências, mesas-redondas, minicursos e palestras, a programação inclui mais de mil trabalhos apresentados por jovens cientistas, estandes de instituições expositoras, feira de ciências, atrações culturais e artísticas e pesquisas direcionadas a comunidades quilombolas e remanescentes indígenas do estado. A Reunião da SBPC acontece também nos campi de Arapiraca e Delmiro Gouveia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, que estará com um estande na área de exposição. A fim de atender os turistas que vêm à cidade para participar do encontro, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) vai instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) itinerante no espaço, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além da prestação de informações turísticas, a equipe do Turismo distribuirá gratuitamente materiais como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A realização do evento na capital alagoana foi proposta pela Fapeal e aprovada pelo Conselho da SBPC mediante articulação do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação que atua em parceria com a Semtur e outras instituições públicas e privadas para fomentar a cadeia produtiva do turismo de negócios na cidade. No total, de acordo com o calendário do MC&VB, 38 eventos foram captados pela entidade para este ano.

O segmento, de acordo com o secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, contribui diretamente para a estabilidade na ocupação hoteleira e para a economia local, principalmente na baixa temporada. “Sediar um evento de grande porte como este mostra que a capital alagoana está qualificada e preparada para atender aos turistas, com uma moderna estrutura hoteleira e diversificada oferta de serviços. Com a atuação do Maceió Convention, o segmento vem trazendo um grande fluxo turístico na baixa temporada e inserindo a capital alagoana no circuito dos grandes eventos nacionais e internacionais”, pontuou.

Estatísticas

Durante o segundo trimestre deste ano, Maceió foi sede de grandes eventos, desde encontros regionais, como o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, que aconteceu no Centro de Convenções com um público em torno de mil participantes, aos internacionais, a exemplo do I Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras, realizado na Ufal  com 1500 participantes.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Maceió, o Maceió Convention registrou um público de 21.510 mil participantes de eventos somente no segundo trimestre deste ano, mais do que o triplo do número alcançado no primeiro trimestre (6.120 mil pessoas) – crescimento que corresponde a 251,47%. O mês de junho foi o que apresentou maior crescimento de público, com aumento de 17.960 mil participantes, e seis eventos a mais do que o mesmo período em 2017.

A tendência é que os resultados sejam ainda melhores, já que ainda estão previstos mais 15 eventos até o fim de dezembro. Um dos mais relevantes, o circuito internacional de Triathlon IronMan, acontece em agosto com cerca de mil participantes. No ano passado, o evento movimentou, em média, R$ 9 milhões na capital alagoana, considerando as cinco mil pessoas que visitaram a cidade para participar ou prestigiar o circuito.

Clique aqui e confira a programação completa da Reunião da SBPC na Ufal.