OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de abril de 2024

12/07/2018 às 15:24

Municípios alagoanos participam de recepção a Rondonistas

Municípios participam de recepção a Rondonistas em Alagoas Municípios participam de recepção a Rondonistas em Alagoas

Doze municípios alagoanos recebem Rondonistas, entre professores e estudantes universitários de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País, até o final de julho para ações que possam contribuir com soluções sustentáveis para a inclusão social e redução das desigualdades regionais.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. Neste ano, duzentos e cinquenta e dois rondonistas que terão oportunidade de  interagir com as comunidades, socializando seus saberes e produzindo soluções inovadoras em prol da administração municipal.

Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Os rondonistas conduzirão, dentre outras atividades, oficinas de orientação escolar e perigo das drogas para professores da rede pública, um fórum de discussão sobre violência familiar para conselheiros tutelares e capacitação de agentes multiplicadores da cultura e das tradições locais.

As IES de Alagoas que já participaram de operações do Projeto Rondon são: IESC, UNCISAL E UFAL, sendo que a UNCISAL participará da Operação Palmares.

O presidente da AMA, prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley, as prefeitas de Belém, Chã Preta, Jequiá da Praia e os prefeitos de Coité do Nóia, Olivença,Quebrangulo,Roteiro, Novo Lino, Porto de Pedras, Joaquim Gomes e São José da Laje participam nesta sexta da formatura militar de recepção aos rondonistas  que acontece no 59º BIMtz, às 18 horas.

O Projeto Rondon

Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.

No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

O Projeto Rondon é uma ação governamental, coordenada pelo Ministério da Defesa que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.