OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

10/07/2018 às 09:03

SBPC Jovem divulga as principais atividades do Espaço Saúde

Serviços de saúde serão ofertados na Tenda SBPC Serviços de saúde serão ofertados na Tenda SBPC

Viviane Borges
Estudante de Relações Públicas

Durante a realização da 70ª Reunião Anual da SBPC, o Espaço Saúde, que será realizado na Tenda da SBPC Jovem, conta com uma programação inteiramente gratuita voltada para estudantes da educação básica, graduandos e visitantes em geral. O evento acontece de 23 a 28 de julho no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Por meio de uma parceria firmada entre a Ufal e a Universidade Estadual de Ciência e Saúde de Alagoas (Uncisal), as atividades dispostas neste Espaço tem como intuito promover a motivação e aproximação de jovens às ciências da saúde, como a fonodoaudiologia, fisioterapia, educação física e medicina, demonstrando diferentes aspectos e paradigmas desses campos com ações dialógicas e interativas.

Principais atividades:

Conhecendo a ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento esportivo
Esta atividade busca mostrar aos jovens sobre como a tecnologia contribui e influencia para ajudar no desempenho dos atletas de diferentes modalidades. Haverá avaliações do estado nutricional, da flexibilidade e força muscular, da potência anaeróbia, da bioquímica na hidratação e dieta de carboidratos para os visitantes.

Terapias integrativas com as práticas de Reiki, massagem, reflexologia, auriculoterapia e quiropraxia
O Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Faculdade de Medicina (Famed) estará demonstrando terapias integrativas que visam o relaxamento, alívio de estresse, descontração muscular, reforçam a autoestima e proporcionam o autoconhecimento. Essas atividades, que fazem parte de um projeto de extensão da Ufal, serão desenvolvidas em alguns dias do evento, e a expectativa é que os participantes compreendam diferentes paradigmas das ciências da saúde, ampliando suas referências acerca das dimensões da saúde humana.

Muda vocal e voz transgênero
A proposta desta ação é a de realizar uma roda de conversa para discutir e orientar a população jovem e LGBT, bem como os demais interessados, sobre a atuação fonoaudiológica na relação da voz, com a premissa da representação da identidade de gênero.

Massagem: estreitando vínculos
Mediante explicações, desenhos e práticas de profissionais da área da fisioterapia, será ensinada às crianças e jovens a realização de algumas técnicas de massagem, como por exemplo, a de deslizamento simples e quanto a forma e local de aplicação.

Oficina de postura e equilíbrio: aprendendo com o próprio corpo
Dialogando com as problemáticas vivenciadas por estudantes do ensino básico e fundamental, os visitantes serão orientados acerca do desenvolvimento de posturas adequadas e estratégias a serem adotadas para a promoção do equilíbrio, de alterações posturais e prevenção de dor.

Prevenção de perda auditiva para jovens
A conscientização perante os riscos da perda auditiva para população jovem pelo uso excessivo de fones de ouvido será feita por meio de atividades educativas e informativas. Também vai ser realizada uma triagem para identificar se há alguma perda auditiva de visitantes do espaço.

Fonte: Ascom Ufal