Ufal participa de evento internacional sobre musicologia Evento acontecerá na Universidade Católica de Santos, de 1º a 5 de agosto

05 jul 2018 - 19:00

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas vai marcar presença no 3º Congresso da Associação Regional para a América Latina e o Caribe da Sociedade Internacional de Musicologia (Arlac-IMS). Esse evento será realizado na Universidade Católica de Santos, de 1º a 5 de agosto, e vai reunir os maiores musicólogos do Brasil e do exterior. A participação do professor Marcos Moreira colocará a Ufal no circuito mundial de musicologia.

Marcos Moreira é docente do curso de licenciatura em Música da Ufal e, no evento, vai participar pela primeira vez como coordenador da mesa temática Banda de Música e Universidade: Interiorização, extensão e diálogo musical no Nordeste. Quem também comporá essa mesa será o professor da Universidade Federal da Bahia, Joel Barbosa.

A Ufal e a Ufba têm em comum, desde 2013, o trabalho com filarmônicas. A federal da Bahia promove fóruns temáticos sobre a temática das filarmônicas. Já a Ufal, realiza há oito anos a Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas. Os dois eventos foram interligados com o objetivo comum de aproximar as duas instituições das bandas dos respectivos estados e essa mistura será mostrada no evento em Santos.

Ao participar da Arlac, Marcos Moreira pretende divulgar e mostrar os trabalhos que estão sendo realizados com bandas de música dentro do grupo de pesquisa Metodologia do ensino coletivo instrumental, vinculado ao CNPq e pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal. “Esse congresso que acontecerá em Santos é a possibilidade de firmar as pesquisas musicológicas dentro da perspectiva educacional realizada no curso de graduação da Ufal”, afirmou.

A intenção do professor, que coordena a licenciatura em Música, é utilizar a musicologia como ferramenta de ensino na educação musical. “A preocupação é que haja uma educação musical direcionada para a área de musicologia e esta seja uma ferramenta de formação para os futuros professores e educadores”, destacou Moreira.

Próxima jornada pedagógica

Durante o evento em Santos, Moreira vai aproveitar para divulgar a 8ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), um projeto de extensão da Ufal, e o 2º Congresso de Musicologia da ABMUS – Associação Brasileira de Musicologia, que acontecerão de 16 a 19 de novembro deste ano, na cidade de Marechal Deodoro-AL. A temática será a preservação dos acervos das filarmônicas, promovendo a inclusão dos estudos dessa área nas instituições centenárias de Alagoas.

Segundo o coordenador do evento, a JPMB tem caráter de festival internacional, que promove oficinas pedagógicas de qualificação profissional para instrumentistas de sopro e de educadores musicais. “Este ano, além dos debates sobre filarmônicas, dos tradicionais encontros de Bandas, concertos e palestras, haverá também a inclusão das artes cênicas”, disse Moreira.

Por Assessoria / UFAL