Alagoas

SBPC: Ufal receberá mostra de robótica, jogos e exposições de química

18/07/18 - 07h34

De 23 a 28 de julho, a SBPC Jovem, que faz parte da 70ª Reunião Anual da SBPC, promove atividades que estimulam a criatividade e a capacidade investigativa nas crianças e jovens, por meio de uma programação ampla e diversificada. O evento é gratuito, aberto ao público e acontece das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Dentro desse espaço, a Mostra Interativa Universitária realiza atividades inovadoras, interativas e inclusivas com o objetivo de aproximar crianças, jovens e adultos visitantes ao ambiente científico da Universidade. A exposição será feita por graduandos das Instituições de Ensino Superior (IEs), frutos de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Confira alguns projetos:

ExpoQuímica (Ufal)

Com a proposta de popularizar o conhecimento da química ao desmistificar e despertar o interesse dessa área com os alunos da educação básica, bem como de toda a comunidade, a ExpoQuímica apresenta diversos experimentos de maneira descontraída e divertida, realizados por alunos do curso de Química. Dos 62 experimentos que acontecerão no local, alguns como o vulcão químico, a pasta de dente de elefante, as bolhas de sabão gigantes, a neve em pó e o sangue do diabo farão parte da extensa programação dessa atividade.

Experimente a Química com a aprendizagem baseada em problemas (UEG)

O interesse dos visitantes pela ciência, tecnologia e inovação no ambiente universitário, por meio de diversos experimentos químicos, será despertado pelos alunos participantes desse projeto. De modo interativo e inclusivo, com Libras e Braile, variados problemas sociocientíficos e suas possíveis soluções poderão ser apresentadas, estimulando o contato direto entre estudantes de ensino superior e público em geral.

Exposição de manipulador robótico fabricado com impressora 3D (Unit)

A proposta dessa atividade é demonstrar, desde a criação até a montagem final, um manipulador robótico fabricado inteiramente de uma impressora 3D. O controle desse manipulador é feito por softwares computacionais e/ou joystick de videogame, promovendo a interação.

Mostra de Robótica (Ufal)

Realizada por alunos do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, haverá a Mostra de Robótica, por intermédio de atividades como: demonstrar o funcionamento de braços robóticos em acrílico, MDF e metal; a exposição do robô móvel Kobuki; e a visão computacional usando o Kinect e câmeras RGB, incentivando assim, o público a enxergar de forma descontraída a ciência e a tecnologia.

Para maiores informações, confira a programação completa da SBPC Jovem clicando no link: https://www.doity.com.<wbr />br/sbpcjovem2018/calendario.