Por G1 AL

Coletiva da SSP-AL deu detalhes sobre prisões de 17 pessoas envolvidas em homicídios e detalhes dos crimes, em Maceió — Foto: Divulgação/SSP-AL

Foram presas 14 pessoas e apreendidos três adolescentes envolvidos em homicídios no estado, após investigações realizadas pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) nos últimos 40 dias. A informação e detalhes dos crimes foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) nesta terça-feira (19).

De acordo com o coordenador da DHC, Eduardo Melro, entre as prisões está a de Cledison Lopes, 18, e a apreensão de um adolescente de 16. Eles são os autores do homicídio de Jonas Henrique Araújo Montanaro, 27, que ocorreu dentro do terreno da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, em maio deste ano.

Conforme o divulgado, Cledison e o adolescente foram localizados algumas horas depois do crime, em uma casa de jogos nas proximidades do local do homicídio e de onde Cledison morava. Ele decidiu matar Jonas Henrique porque namorava a enteada do jovem e a família dela não aprovava o relacionamento dos dois.

Ainda de acordo com o resultado da operação policial, Cledison foi o mandante do crime. Ele convidou o adolescente para matar a vítima em virtude da rixa familiar e forneceu a arma de fogo.

Também na lista está a prisão de Luciano dos Santos Oliveira, conhecido como “Buiu”, de 35 anos, no Tabuleiro do Martins. Ele foi o autor do triplo homicídio que vitimou Jefferson Fernando Freire, José Fernando dos Santos e Ingrid Dayane da Silva a tiros em outubro do ano passado, na Cidade Universitária.

Segundo relatos, alguns indivíduos invadiram a casa de José Fernando, pai de Jeferson e sogro de Ingrid, e atiraram na vítima, que faleceu no local. Em seguida, o grupo em que se encontrava Luciano dos Santos invadiu a residência vizinha, pertencente à Jeferson e Ingrid, e executou os dois também com disparos de arma de fogo.

“O Luciano foi vítima de um atentado e quis vingar o caso e acabou matando Jeferson, seu pai e namorada. As investigações concluem que os crimes têm relação com o tráfico de drogas”, informou o coordenador da DHC.

Já Miguel José dos Santos, 59, foi localizado e preso em Paulo Afonso (BA) após 10 anos foragido. Miguel mandou matar o irmão, José Wilton dos Santos, 53, na zona rural de Viçosa em agosto de 2009.

O crime teria sido motivado por conflitos familiares entre Miguel José dos Santos, sua esposa e a vítima. Diante das divergências entre os dois, o preso contratou pistoleiros que executaram José Wilton com diversos disparos de arma de fogo.

As investigações resultaram na prisão de Ednaldo Baptista de Lima, o “Bolé”, 33, e Emerson da Silva de Souza, 19, pelo homicídio de Mariana da Silva Santos Pereira, 19. A vítima foi morta em dezembro de 2017, na Grota do Canaã, e foi encontrada em uma cova rasa e decapitada.

A polícia concluiu que o crime teve como motivação o tráfico de drogas e a disputa entre facções rivais.

Também foram presos José Feitosa Gomes Neto, conhecido como “Neto Afonso”, de 23 anos, e Luiz Gustavo de Melo Cavalcante, o “Tavinho”, 21. Eles praticaram dois homicídios no bairro do Rio Novo, em Maceió, que se deram por conflitos decorrentes do tráfico de drogas.

Além dos mencionados, foram presos Ronaldo José Peixoto dos Santos Neto, de 21 anos; Alan Felipe Santos da Silva, de 22 anos; Pedro Henrique Anjos dos Santos, de 22 anos; Rodolfo Ferreira da Silva, de 26 anos; Allan Felipe dos Santos, de 22 anos; Jenailson Alves de Medeiros Júnior, de 21 anos. Foram apreendidos também um adolescente de 16 anos e outro de 17.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1