Santana do Ipanema sedia Conferência Distrital de Rotaract

Por Isis Malta - Jornalista

Encontro reuniu jovens de Alagoas e Sergipe que compõem o Distrito 4390

Se um jovem sozinho, com a sua energia e motivação, é capaz de transformar a realidade em que vive, imaginem a força que há na união de quase 200 mil deles, de diversas culturas e nacionalidades, formando uma rede de voluntariado e desenvolvimento de liderança. Essa é a base do Rotaract, clube composto por jovens de 18 a 30 anos distribuídos em todo o mundo, inclusive em Santana do Ipanema, cidade que sediou no último fim de semana a Conferência Distrital do Rotaract (Distrito 4390).

Intitulada eCODIRC, em homenagem ao mês do meio ambiente, a conferência reuniu cerca de quarenta jovens de Alagoas e Sergipe para a celebração das realizações do distrito durante todo o ano. A programação de palestras e apresentações aconteceu durante todo o sábado (2), no Acqua Parque Moinho de Pedra, e trouxe aos jovens temáticas como empreendedorismo, ecologia, natureza, Rotary e Rotaract.

A abertura do evento se deu com a formação da mesa de honra e os pronunciamentos oficiais, entre eles dos governadores do distrito Manoel Humberto (2017/18) e Josué Silva (2018/19).

Em um momento de gratidão e reconhecimento, os rotarianos Cheops Malta (Santana do Ipanema) e Claudio Canuto (Arapiraca - representado por seu filho) receberam pelas mãos de Rosane Fraga e Higor Rafael (Representantes Distritais 2017/18 e 2018/19, respectivamente) o Prêmio Armando de Arruda Pereira, a maior honraria atribuída a um rotariano que tenha desenvolvido grandes serviços ao Rotaract Club.

“Fico muito honrado com o reconhecimento dos rotaractianos pelo apoio que tenho dado ao programa desde 2017, ano de fundação do Rotaract de Santana. Ao longo desses dois anos temos conseguido, juntos, grandes resultados, não só aqui como em todo o distrito. Reafirmo a minha disponibilidade para contribuir com o programa e agradeço à equipe distrital pela honraria”

Cheops Malta

Para contar a sua história e estimular os atuais e futuros empresários, o presidente do Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas, Thiago Pereira, conduziu a primeira palestra da eCODIRC, que teve como foco o jovem no âmbito do empreendedorismo.

Dando continuidade ao ciclo de palestras foi a vez do Prof. Dr. Gilberto Neto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAL/AL) falar sobre o uso sustentável da água. Além do mês de junho ser o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a causa ambiental é um dos pilares do Rotary Club.

Além das palestras, acontecem tradicionalmente em todas as conferências (distritais e nacionais) as apresentações de projetos e concursos de oratória. O responsável por trazer a Alagoas um panorama nacional dessas atividades foi Albery Freitas, associado ao Rotary Club Paulista Janga e ex-presidente da Rotaract Brasil.

Os projetos desenvolvidos pelo distrito durante o ano foram avaliados e premiados, assim como as habilidades em oratória, que proporcionaram ao vencedor do concurso Kleverton Tenório, de Arapiraca, a oportunidade de representar o distrito 4390 na Conferência Multidistrital de Rotaract Club em Cuiabá – MT.

Momentos de troca de experiências e aproximação entre companheiros não podem faltar em encontros de Rotary e Rotaract, portanto o companheirismo que encerrou as atividades da eCODIRC aconteceu em clima junino, no Arraiá do CAECO, festa produzida por alunos da UFAL de Santana do Ipanema.

Confira alguns dos registros da eCODIRC: